Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/05/2018-18h51

Professor de Educação Física da Udesc apresentará tese de doutorado na próxima terça

Nascimento avaliou 114 jovens saudáveis com e sem  histórico familiar de hipertensão - Foto: Divulgação
O professor Mário César Nascimento, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), fará uma apresentação pública da sua tese de doutorado para a comunidade acadêmica na próxima terça-feira, 29, às 8h, na Sala 7 da unidade, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis.

Com o título "Impacto do nível de atividade física e do sobrepeso em filhos de pais normotensos ou hipertensos: avaliações cardiovasculares, autonômicas, de estresse oxidativo e de adesão”, a tese foi defendida em dezembro no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação da Universidade Nove de Julho (Uninove).

O estudo integrou a linha de pesquisa Avaliação e Intervenção Terapêutica e foi orientado pela professora Katia de Angelis e coorientado pela fisioterapeuta Simone Dal Corso.

Fizeram parte da banca de defesa a professora e médica do Instituto do Coração da Universidade de São Paulo (USP), Maria Cláudia Irigoyen, a educadora física Fabiana Sant’Anna Evangelista, também da USP, e as fisioterapeutas Fernanda de Córdoba Lanza e Luciana Maria Malosá Sampaio, da Uninove.

Sobre o estudo

O trabalho de Nascimento pesquisou 114 jovens saudáveis do sexo masculino que tinham ou não histórico familiar de hipertensão. Foram avaliados dados demográficos, histórico de saúde, nível de atividade física, aderência a atividade física e qualidade de vida.

Outros dados eram relacionados a estresse percebido, variabilidade da pressão arterial e da frequência cardíaca, variáveis hematológicas e bioquímicas, além de estresse oxidativo e enzimas antioxidantes.

A tese foi dividida em duas partes. Na primeira, Nascimento estudou a aderência à atividade física e validou uma escala sobre o tema. O professor é autor do primeiro livro em português sobre aderência ao exercício na reabilitação cardíaca.

Na segunda parte, o professor estudou marcadores subclínicos de hipertensão, ou seja, que ocorrem antes do desenvolvimento da doença. As variáveis foram comparadas à influência do histórico familiar positivo ou negativo de hipertensão, em pessoas ativas fisicamente e sedentárias, entre outros.

Hipertensão

As doenças cardiovasculares, da qual a hipertensão arterial sistêmica (HAS) faz parte, levam a óbito 17 milhões de pessoas por ano no planeta. Destas 9,4 milhões são complicações diretas da hipertensão.

Um dos maiores problemas do diagnóstico da hipertensão é que ela é assintomática em 90% dos casos. O professor Nascimento explica que a pessoa só sente que tem um problema quando os órgãos estão com complicações, o que ocorre normalmente após décadas em que a doença está instalada.

"A tese inovou ao evidenciar biomarcadores que podem ser monitorados e estudados precocemente nesta população de risco", destaca Nascimento.

Benefícios

Para desenvolver o trabalho, Nascimento fez disciplinas, estágios e visitas em centros da USP, do Canadá e dos EUA. Segundo o professor, a oportunidade de realizar o doutorado lhe possibilitou "o enriquecimento de experiencias pessoais e a troca de experiencias profissionais de ensino e pesquisa".  

"Realizei disciplinas e cursos em diversas instituições, como o Instituto do Coração (Incor/USP), a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP) e a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). Em São Paulo, ainda pude acompanhar pesquisas e campanhas de saúde, uma experiência ótima dada a dimensão populacional, e tive oportunidade de conhecer ferramentas e técnicas inovadores que podem ser utilizadas em sala de aula", afirma.

No ano passado, o docente concluiu o módulo internacional do curso no Canadá e nos Estados Unidos. Na viagem, participou de palestras, visitou universidades, conselhos de saúde e instalações esportivas, além de acompanhar atividades em parques e na natureza, como trilhas ecológicas e canoagem, e pesquisas cardiovasculares na Universidade Nova Southeastern, da Flórida, nos EUA.

Nos Estados Unidos, ele também acompanhou as atividades da Escola Técnica McFatter, que tem cursos técnicos na área da saúde, como Assistência Médica, Enfermagem e Farmácia, além de oferecer qualificação e formação para adultos.

Os dados da tese estão sendo abordados em artigos enviados para publicação em revistas científicas da área. Em agosto de 2017, o professor Nascimento apresentou um trabalho ligado à tese no 38º World Congress of The International Union of Physiological Sciences, realizado no Rio de Janeiro.

Mais informações sobre o estudo podem ser obtidas pelo e-mail mario.nascimento@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Mário César Nascimento em sua banca de defesa
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h