Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

31/03/2017-15h57

Professor da Udesc Laguna faz palestra na segunda sobre auxílio de botos na pesca

Famosa pelo comportamento cooperativo, população de botos pode desaparecer - Foto: Ronaldo Amboni
O professor Pedro Volkmer de Castilho, do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), apresentará uma palestra gratuita sobre pesca com o auxílio de botos na segunda-feira, 3, das 14h às 18h, no Auditório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Laguna, na Praça Vidal Ramos, nº 118.

O evento é promovido pelo Iphan, em parceria com a Udesc e a Fundação Lagunense de Cultura.

Vinculado ao Departamento de Engenharia de Pesca e Ciências Biológicas, Castilho falará sobre a espécie de boto Tursiops truncatus, abordando características, adaptações e ameaças que os animais estão sofrendo, além de apresentar as pesquisas realizadas pela Udesc Laguna na área.

Além disso, o docente informará sobre medidas de preservação, já que a população desses botos, conhecida pelo comportamento cooperativo, pode desaparecer.

"Ocorre, em Laguna, uma interação muito particular, em que o pescador coopera com o boto, chamada de pesca com o auxílio do boto. O comportamento é estudado desde os anos 90 e até hoje a Udesc integra uma rede de pesquisadores de diversas instituições que estudam estes animais", explica.

Coordenado por Castilho, o Laboratório de Zoologia da Udesc Laguna promove projetos de pesquisa e extensão ligados a aves, répteis e mamíferos marinhos.

Os participantes realizam atividades como atendimento médico veterinário, monitoramento de espécies e estudos sobre variabilidade genética, comportamento animal e impacto de atividades náuticas.

Sobre o professor

Pedro Volkmer de Castilho é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), com doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e pós-doutorado em Arqueologia pelo Museu Nacional do Rio de Janeiro.

Atua nas áreas de Ecologia e Zoologia, com ênfase em Arqueozoologia, Morfologia, Osteologia e Tafonomia de Mamíferos Marinhos. É professor da Udesc desde 2007 e tem experiência nas linhas de pesquisa Manejo e Conservação da Fauna Silvestre, Zooarqueologia e Biologia de Mamíferos Marinhos.

Mais informações sobre a palestra podem ser obtidas com o Iphan Santa Catarina pelo telefone (48) 3644-1144 e pelo e-mail escritorio.laguna@iphan.gov.br.

Serviço:

O QUÊ: Palestra sobre pesca com auxílio de botos, com o professor Pedro Volkmer de Castilho.
QUANDO: Segunda-feira, 3, das 14h às 18h.
ONDE: Auditório do Iphan, Praça Vidal Ramos, nº 118, Laguna.
QUANTO: Evento gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h