Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/03/2017-11h47

Plano contra desastres baseado em tese de professor da Udesc Ibirama tem adesão de mais três municípios

Os municípios de Rio do Oeste, Laurentino e Agronômica decidiram adotar o Plano de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Plagerd), que já está sendo implantado em Ibirama e segue, como modelo, a tese de doutorado do professor Marino Eyerkaufer, do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Eyerkaufer já manteve reunião na última quinta-feira, 23, com os responsáveis pela defesa civil dos três municípios para expor detalhes do Plagerd. Na primeira semana de abril, a reunião será com os prefeitos e secretários municipais. "Nesses municípios, as ações deverão começar do zero", afirma.

Formação de gestores

Nesta segunda-feira, 27, começou em Ibirama a primeira etapa de formação de gestores para atuar no Plagerd, coordenada pelo professor Eyerkaufer. Participaram da formação cerca de 18 pessoas, em ato que contou também com as presenças de autoridades municipais.

O Plagerd começou a ser implantado em Ibirama há um ano e tem prazo até 2020 para a completa efetivação, com a execução de mais de cem projetos. O docente da Udesc Ibirama acompanha e orienta as entidades locais, como defesa civil, associação empresarial e bombeiros militares na montagem do plano.

Eyerkaufer acredita que 25% do Plagerd já foi implantado em Ibirama, um índice que ele considera "muito bom". O plano segue o Modelo de Referência Organizacional Estratégico para a Coordenação Local da Gestão de Riscos e Desastres, que é a tese de doutorado do docente.

O Plagerd possibilitará o planejamento, a execução e o controle das ações dos processos de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação dos riscos e desastres em Ibirama, além de reduzir o improviso na gestão e eliminar o fator político sobre o gerenciamento e o planejamento na prevenção.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h