Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/04/2017-13h49

Pesquisa de egresso da Udesc Lages auxiliará a Defesa Civil em plano de contingência de enchentes

Víctor Padilha em palestra para a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil Foto: Fernanda Zanella
Uma pesquisa do engenheiro ambiental Víctor Padilha, formado no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, poderá auxiliar o município na contingência de enchentes.

Na última quinta-feira, 30, a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil (Comdec), se reuniu no Anfiteatro Verde da Udesc Lages e assistiu à palestra de Padilha sobre "Modelagem hidrológica orientada por eventos de inundação em Lages".

A pesquisa, que está em andamento no Mestrado de Engenharia Ambiental da Universidade de Federal de Santa Catarina (UFSC), é coorientada pelo professor da Udesc Lages Silvio Rafaeli.

O projeto expõe os primeiros resultados sobre causas e estruturas das inundações no município. "O objetivo é investigar o comportamento hidrológico das sub-bacias inseridas no sistema Caveiras, com mecanismo causador de inundação na cidade de Lages", explica Padilha.

Após três anos de estudos, o trabalho terá continuidade com a elaboração de planos de contingência, que ficarão previamente estruturados para a defesa civil. "Quando acontecer algo, o plano de defesa já estará pronto e a Defesa Civil dará resposta mais rápida à população", diz o coorientador da pesquisa.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h