Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

05/09/2017-13h02

Parque de Florianópolis receberá atividades do Núcleo Extensionista Rondon da Udesc

Acadêmicos de todos os centros podem se inscrever pela internet até 10 de setembro - Foto: Marco Bocão
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) fará, por meio do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), a ação "Rondon em Casa" em 17 de setembro, às 14h30, no Parque de Coqueiros, em Florianópolis.

O evento prevê serviços para todos os públicos, como atividades lúdicas, medição de pressão e alongamentos, além de apresentar o Núcleo Extensionista Rondon (NER), da Udesc, para a comunidade em geral.

A programação completa ainda será divulgada. Em caso de chuva, a ação será na Udesc Cefid, no Bairro Coqueiros.

"Queremos trazer um pouco do que a gente vive nos dez dias de operação aqui para Florianópolis e mobilizar a comunidade de todos os centros para a extensão universitária", explica a acadêmica Thaise Aguiar da Silva, da quarta fase do curso de Fisioterapia da Udesc Cefid e monitora do NER.

Inscrições de alunos

Até este domingo, 10, os acadêmicos de todos os centros que quiserem participar da ação devem enviar nome completo, data de nascimento, CPF, curso e centro do qual fazem parte para o e-mail rondon.cefid@gmail.com. Quem participar receberá certificado.

O diretor-geral da Udesc Cefid, Paulo Henrique Xavier de Souza, ressalta que o centro "cumpre com o seu papel de transformar a sociedade e formar cidadãos" e que "o evento é mais uma ação em que alunos, técnicos e professores estarão a serviço da comunidade".

"A proposta é fazer com que os acadêmicos percebam a sociedade como um todo e não só a parte ligada à sua área de formação. Além de preparar para a operação, o Rondon em Casa quer fazer os alunos ter essa percepção de humanidade e estar próximos das pessoas", diz o coordenador do NER, Alfredo Balduíno Santos.

Mais de 275 mil pessoas atendidas em operações

Em 13 operações (atividades com duração de dez dias) feitas a partir de 2010, o NER já realizou cerca de 9,1 mil atividades, envolvendo 2,3 mil rondonistas e a participação de um público de mais de 275 mil pessoas em Santa Catarina, Paraná, Goiás e Argentina.

O núcleo possibilita o intercâmbio de acadêmicos e a inserção da Udesc em diferentes áreas do conhecimento de cenários diversos de SC, sempre na busca do desenvolvimento regional, garantindo a interdisciplinaridade e a interação entre a universidade e a sociedade.

Para os acadêmicos participantes do NER, a extensão pode ser percebida como uma ação de resposta da Udesc à sociedade que a financia, com a realização de atividades com foco em todas as comunidades e o compartilhamento do saber científico produzido pela universidade.

"O motivo que faz com que eu queira participar e estar cada vez mais envolvida com o projeto é o que a gente recebe em troca. A gratidão das pessoas, o sorriso de cada criança e o abraço de cada idoso, dinheiro nenhum pode pagar", destaca Thaise, que participou da Operação Caminhos do Sul, entre 12 e 22 de julho deste ano.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3664-8657, das 13h às 21h, e pelo e-mail rondon.cefid@gmail.com.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h