Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/07/2015-15h38

Oficina realizada na Udesc apresenta resultados para valorização da gastronomia em Santa Catarina

Um dos utensílios desenvolvidos foi uma travessa de cerâmica refratária para ir do forno à mesa; sobre ela, criou-se um “cloche” de cerâmica para servir marreco recheado - Imagem: Divulgação

Na segunda-feira, 6, o Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), teve o encerramento da oficina criativa de gastronomia, design e artesanato.

Setenta e cinco pessoas – entre designers do Brasil, Argentina, Espanha, França e México, professores, estudantes, rendeiras e ceramistas – estiveram reunidas em seis dias de trabalho, com o objetivo de desenvolver equipamentos e utensílios voltados à promoção da gastronomia de SC.

Durante a oficina, os participantes foram divididos em três grupos – culinária do litoral, culinária do interior e culinária contemporânea de Florianópolis – e desenvolveram utensílios para pratos expressivos da gastronomia catarinense, definidos por meio de pesquisas realizadas pela Associação FloripAmanhã e pela Udesc:
  • Culinária do litoral: peixe frito com pirão, sequência de camarão, tainha recheada e anchova grelhada;
  • Culinária do interior: galinha ensopada, marreco recheado e entrevero;
  • Culinária contemporânea de Florianópolis: sushi, ostra, caldos de peixe e de camarão, polvo crocante, risoto de frutos do mar, casquinha de siri e camarão.
"A filosofia de trabalho da oficina foi baseada no conceito de commons, aquilo que é desenvolvido por muitos, para o bem de todos. Os resultados são peças concebidas com o objetivo de valorizar as tradições artesanais e os saberes ancestrais numa alusão à união entre sabor e arte", diz o diretor de Inovação da Associação FloripAmanhã, Eduardo Barroso, um dos coordenadores da oficina.

"Um projeto como este só é factível quando diversos setores da sociedade se unem em torno de um objetivo em comum. Foi o que presenciamos nesta etapa do projeto, que foi uma experiência muito enriquecedora para todos os participantes", afirma a diretora-geral da Udesc Ceart, professora Gabriela Mager, que está ligada ao Departamento de Design e também coordenou o evento.

Participaram como convidados os designers Adriana Silva (México), Carlos Alvarado (México), Eduardo Furhmann (Argentina), Federico Hess (México), Luiza Barroso (França), Marcelo de Resende (Brasil), Monica Pujol (Argentina), Patrícia Torres (México), Quentin Vaulot (França), Regina Alvarez (Brasil) e Virginia Borges (Brasil), além da arquiteta Maria Ângela Braga (Brasil).

Valorização da cultural local

Além de valorizar a gastronomia regional, o projeto Saberes e Sabores de Santa Catarina visa ampliar também o mercado para os artesãos locais.

A oficina contou com a participação de ceramistas vinculados ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e de rendeiras participantes do projeto Ilha Rendada, que desenvolveram propostas de jogos americanos em toalhas de linho, algodão e chita, com aplicações de renda de bilro, resgatando e valorizando uma tradição artesanal local.

"O objetivo é contribuir para a gestão de serviços do setor turístico e gastronômico de Florianópolis, criando uma rede entre os artesãos, os empresários, os gestores públicos e a academia. O design, neste processo, se posiciona como uma interface entre o cliente do restaurante e o chef, para que haja uma experiência positiva entre ambos", complementa Gabriela Mager.

Agora os projetos serão produzidos para apresentação na Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra), que ocorrerá em setembro, em Florianópolis.

Os restaurantes que aderirem ao projeto Saberes e Sabores de Santa Catarina poderão utilizar e comercializar os utensílios. Para participar, o restaurante terá que seguir os critérios recomendados no projeto, "como a oferta de uma quantidade mínima de pratos da culinária local, respeitando o modo de produção e de apresentação que foi concebida", explica Barroso.

Sobre o projeto

A oficina criativa integra o projeto Saberes e Sabores de Santa Catarina, uma ação do programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco da Gastronomia – título concedido à capital de Santa Catarina em dezembro de 2014 que tem potencial para fomentar o setor turístico-gastronômico da cidade e do Estado.

O grupo gestor do programa Florianópolis Cidades Unesco da Gastronomia é coordenado pela Associação FloripAmanhã, com participação da Udesc, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SC), Estácio/Assesc, Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Sebrae/SC, Secretaria de Turismo de Florianópolis e Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS).

Leia mais:

30/06/2015 - Seminário e oficina criativa na Udesc buscam valorizar gastronomia e cultura de Florianópolis

17/06/2015 - Udesc abre inscrições para oficina criativa de design, gastronomia e artesanato em Florianópolis

16/04/2015 - Oficina marca início da participação da Udesc no programa Florianópolis Cidade Criativa Unesco

13/04/2015 - Udesc participará do programa Florianópolis Cidade Unesco da Gastronomia

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8350

* Com informações da Associação FloripAmanhã
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h