Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

08/05/2017-11h05

Núcleo Rondon da Udesc realiza curso online de preparação para Operação Caminhos do Sul em julho

O Núcleo Extensionisita Rondon (NER), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizará até 18 de junho o curso de extensão online destinado aos 261 acadêmicos, servidores, técnicos e professores que deverão participar da operação Caminhos do Sul entre 12 e 22 de julho nos municípios integrantes das agências de Desenvolvimento Regional (ADR) de Braço do Norte, Laguna, Tubarão e Criciúma.

Segundo o coordenador do NER, Alfredo Balduíno Santos, o curso visa preparar os participantes da operação com a elaboração de projetos e oficinas nas áreas definidas pela política de extensão universitária como Saúde, Educação, Direitos Humanos e Justiça, Comunicação, Tecnologia e Produção, Cultura, Meio Ambiente, Trabalho e Cultura.

“Vamos repassar informações sobre essas áreas para serem aplicadas nas comunidades durante a operação”, explica Alfredo. A preparação, que é obrigatória,  começou em 1º de maio por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (plataforma Moodle). Cada participante recebeu uma senha para participar do curso.  As oficinas serão ministradas pelos professores do NER, tutores e bolsistas-monitores.

De acordo com o coordenador do NER, o número de participantes da operação Caminhos do Sul deverá ser definida após a realização do curso online.

Operação

Dos 32 municípios integrantes das quatro agências de Desenvolvimento Regional, 17 já confirmaram a participação na Operação Caminhos do Sul. “Até o início da operação, esse número deverá aumentar”, acredita Alfredo Balduíno Santos.

Histórico

Em 12 operações, feitas a partir de 2010, o NER já realizou cerca de 9,1 mil atividades, envolvendo 2,3 mil rondonistas e a participação de um público de mais de 275 mil pessoas em 114 municípios de Santa Catarina, seis do Paraná, cinco de Goiás e um da Argentina.

O núcleo possibilita o intercâmbio de acadêmicos e a inserção da Udesc em diferentes áreas do conhecimento de cenários diversos de SC, sempre na busca do desenvolvimento regional, garantindo a interdisciplinaridade e a interação entre a universidade e a sociedade.

Para os acadêmicos participantes do NER, a extensão pode ser percebida como uma ação de resposta da Udesc à sociedade que a financia, com a realização de atividades com foco em todas as comunidades e o compartilhamento do saber científico produzido pela universidade.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h