Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/12/2016-17h38

Novo catálogo da Udesc reúne mais de 140 iniciativas de extensão da universidade

Udesc Cefid é um dos centros que oferecem ações de extensão à comunidade - Foto: Jonas Pôrto
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) divulgou nesta segunda-feira, 19, o Catálogo de Extensão 2016, que apresenta um breve resumo e os impactos produzidos por mais de 140 ações, projetos e programas de extensão desenvolvidos pelos 12 centros de ensino da instituição em todo o território catarinense.

As iniciativas envolvem os 55 cursos de graduação da universidade, em oito áreas de atuação, e beneficiam mais de 800 mil pessoas, com a prestação de serviços e outras atividades gratuitas para a comunidade.

O catálogo foi elaborado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex) e é o primeiro a reunir várias ações de extensão da Udesc em um documento. Ao todo, a universidade tem 213 programas e projetos da área registrados. O levantamento das ações foi realizado junto a quase 150 coordenadores de extensão nos centros de ensino. 

Uma das principais iniciativas listadas no catálogo, por exemplo, é o Núcleo Extensionista Rondon (NER), que já promoveu 12 operações em 114 municípios catarinenses, com atividades voltadas para educação, saúde, meio ambiente, direitos humanos, cultura, entre outras áreas.

Outra ação de destaque é o Grupo de Estudos da Terceira Idade (Geti), criado em 1989, no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), em Florianópolis, que oferece uma série de atividades gratuitas para a melhoria da qualidade de vida de pessoas idosas.

Aproximação com a sociedade

O documento também apresenta a estrutura da Proex, que conta com quatro coordenadorias – Cultura, Eventos, Extensão e Assuntos Estudantis, além de dados estatísticos sobre o número de projetos de extensão e o público atingido em cada centro de ensino.

"A comunidade acadêmica tem o dever de valorizar a ação extensionista, por meio da legitimação e do reconhecimento da extensão na gestão da universidade", afirma o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade, Fábio Napoleão.

Para o reitor da Udesc, Marcus Tomasi, as ações extensionistas são uma ponte permanente entre a sociedade e a universidade, no intuito de levar o conhecimento do ensino e da pesquisa para fora dos limites da instituição. "Enxergo justamente na extensão um dos melhores caminhos para nos aproximarmos da sociedade que nos financia", ressalta Tomasi.

Mais informações sobre o catálogo, que está disponível na página da Udesc, podem ser obtidas com a Proex pelo telefone (48) 3664-7992 e pelo e-mail proex.reitoria@udesc.br.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h