Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

25/04/2017-13h55

Nova proposta de núcleo integrará projetos de esportes da mente na Udesc Joinville

Lançamento ocorreu na última quinta, em reunião com realizadores do projeto - Foto: Div.
O Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, passará a contar com o Mind Sports Academic Center (Mindspace), uma proposta de núcleo de integração dos diversos projetos de pesquisa, ensino e extensão que envolvam os esportes da mente, com espaço físico e virtual próprios, nas dependências da instituição.

A ideia é resultado da união de esforços dos grupos de pesquisa Computação Cognitiva Aplicada (Coca) e em Informática na Educação (GPIE) e dos programas de extensão Núcleo de Estudos em Xadrez & Tecnologias (Next), Maratona de Programação e Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e da parceria NexT/Udesc e Confederação Brasileira de Xadrez Escolar (CBXE).

O lançamento da proposta ocorreu na última quinta-feira, 20, durante reunião entre o diretor-geral, José Fernando Fragalli, do presidente da CBXE, Marcus Vinícius Lobo, do coordenador do Next, Kariston Pereira, do coordenador da Maratona de Programação, Claudio César de Sá, da coordenadora da OBI-Udesc, Luciana Rita Guedes, do coordenador do projeto "Sextas xadrez na universidade", Rogério Eduardo da Silva, e da coordenadora de Relações Interinstitucionais do NexT, Iandra Pavanati.

A proposta é criar um espaço interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão destinado ao estudo, à prática e à pesquisa envolvendo diversos esportes da mente, entre eles: dominó, gamão, damas, xadrez, pôquer, bridge, truco, cubo mágico, sudoku, sinuca, quebra-cabeças, puzzles, RPGs, desafios de programação, memória e matemática, e-sports, jogos de mesa, tabuleiro e cartas em geral. 

O local inicialmente proposto é o mezanino do Centro de Convivência da Udesc Joinville, para o qual algumas adequações mínimas serão feitas, de forma que os projetos e programas participantes poderão ter sua sede definitiva instalada (em um conceito aberto, sem baias, mas com a entrada principal controlada). A partir de então, os projetos e entidades participantes poderão investir na melhoria do espaço e da infraestrutura.

Segundo o professor Fragalli, a longo prazo existe, inclusive, a proposta de construção de um novo prédio para integrar os diversos núcleos a serem criados (núcleos dos projetos de Engenharia e esportes da mente), estimulando a interdisciplinaridade no desenvolvimento das atividades e pesquisas entre esses núcleos e suas relações com a sociedade. 

Assessoria de Comunicação da Udesc Joinville
E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h