Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/03/2017-11h54

Museu da Udesc sediará curso para educadores sobre ensino da África em março

De 20 a 23 de março, o Museu da Escola Catarinense (Mesc), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis, será sede do curso "Introdução aos estudos de África para professores e educadores" que discutirá a história e a cultura do continente africano. 

O evento, organizado pela iniciativa Aprender com África, é aberto ao público e tem inscrições online com vagas limitadas. O grupo é formado por pessoas de diferentes cidades, como Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, que buscam promover o conhecimento sobre as sociedades e a cultura do continente africano.

O objetivo do curso é apresentar aos profissionais da àrea da educação novas maneiras de trabalhar a África em sala de aula, com o uso de referências visuais e outros recursos, por exemplo. Apesar de ter público-alvo, qualquer interessado no tema pode participar.  A programação ficará a cargo da educadora Rosa Couto e do pesquisador Moisés Corrêa. 

Durante os quatro dias de evento, serão abordados conteúdos como as representações sobre a África e os africanos ao longo do tempo, o impacto do encerramento do tráfico negreiro, a política, a economia e a cultura durante o domínio colonial e usos de categorias e nomenclaturas para os estudos em história da África. Haverá certificado de participação.

Sobre os palestrantes

Rosa Couto é educadora e trabalha com o ensino de África e de culturas afro-brasileiras no país. Ex-professora da rede estadual de São Paulo, Rosa também elaborou um livro para aplicação de atividades ligadas ao tema em sala de aula. Além disso, tem um doutorado em andamento na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) sobre afromusicalidade.

Moisés Corrêa é integrante do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde desenvolve um projeto sobre historiografia da história da África na contemporaneidade, e pesquisa o tema há cinco anos. Já participou da produção de eventos relacionados à história da África e realizou oficinas e atividades para escolas da rede pública brasileira. Corrêa também estuda a produção cultural relacionada à diferentes manifestações artísticas do continente africano e da cultura afro-brasileira.

Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo e-mail ensinarcomafrica@gmail.com.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h