Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/02/2016-20h23

Mobilização de alunos e professores da Udesc pede manutenção de programa federal de educação básica

Participantes debateram situação atual do Pibid na tarde desta quarta, na Capital - Foto: Carolina Hommerding
Na tarde desta quarta-feira, 24, alunos e professores de quatro centros da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) aderiram à mobilização nacional em defesa da manutenção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), que aperfeiçoa e valoriza a formação de professores para a educação básica.

Ligado ao governo federal, o Pibid terá cortes em março. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) já anunciou que fará o cancelamento de bolsas que tiverem 24 meses no programa e a eliminação das cotas de bolsa aprovadas para as instituições de ensino.

"Isso significa que os bolsistas excluídos não serão substituídos e que os formadores do programa serão dispensados. De imediato, em torno de três mil escolas públicas serão desligadas do programa", afirma a nota oficial divulgada pelo Fórum Nacional do Pibid.

Atividades em Florianópolis e Joinville

No Bairro Itacorubi, em Florianópolis, alunos e docentes dos centros de Artes (Ceart), de Ciências Humanas e da Educação (Faed) e de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) debateram o tema com diretores e estudantes de escolas da educação básica da Capital e depois realizaram uma manifestação no Campus I contra o corte de recursos federais [ouça o áudio].

"O Pibid é um programa exitoso que promove a aproximação entre a universidade e a escola e possibilita uma troca de aprendizados fundamental entre os futuros professores e os alunos das escolas, com excelentes resultados", avaliou o professor Lourival José Martins Filho, do Núcleo de Apoio Pedagógico (Nape), da Udesc Faed.

O professor da Udesc Ceart Vicente Concilio, que coordena o Pibid Teatro na universidade, destacou que o corte do governo federal "compromete tanto a ação planejada nas escolas quanto a continuidade de alguns programas. O Pibid é uma política de valorização das licenciaturas, pois cria uma espécie de residência dos alunos nas escolas, o que é diferente do estágio".

Além de Concilio, a Udesc Ceart foi representada pelas professoras Vânia Müller, coordenadora do Pibid Música, e Regina Finck e Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva, coordenadoras do Pibid Interdisciplinar.

Na noite desta quarta-feira, bolsistas do programa na Udesc Cefid distribuíram panfletos para o curso de Licenciatura em Educação Física, no Bairro Coqueiros.

"O Pibid é de extrema importância para os alunos dos cursos de licenciatura, uma vez que, antes de iniciarem o estágio obrigatório, os bolsistas podem ter o primeiro contato com a escola e tudo que a rodeia, bem como perceber e adquirir a postura de um professor de Educação Física", disse a acadêmica Nicole Gonçalves.

Já em Joinville, uma série de atividades foi realizada à tarde na Escola Rudolfo Meyer, por participantes do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) no Pibid.

Desde a última semana, professores e alunos da universidade também têm mobilizado uma campanha virtual nas mídias sociais em defesa do programa, com a hashtag #apoioaopibid.

A Udesc conta com recursos do programa federal nas seguintes áreas: Artes Visuais, Música, Teatro, Geografia, História, Pedagogia, Pedagogia a Distância, Matemática, Física, Química, Educação Física e Interdisciplinar. Atualmente, a universidade tem 182 bolsas e atende quase três mil estudantes da educação básica.


Ações da Reitoria 

Após a manifestação na sede do Campus I, os participantes do Pibid foram recebidos pelo reitor eleito da Udesc, Marcus Tomasi, que assumirá em 11 de abril e garantiu apoio ao movimento. "A Reitoria da Udesc já está mobilizada, pedindo apoio de senadores e deputados, e não concorda com os cortes do governo federal no Pibid. Defendemos o ensino público e de qualidade", ressaltou.

Já o atual reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, esteve em Brasília nesta quarta-feira, junto com outros reitores de universidades estaduais, acompanhando um debate sobre o Pibid na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. Senadores e deputados também se mobilizaram contra cortes na formação de professores.

"A Udesc está junto nessa corrente pela manutenção do Pibid. Acompanhei o pronunciamento dos senadores catarinenses Dalírio Beber e Dário Berger, que defenderam a manutenção do Pibid. Também pedi apoio de deputados federais", informou o reitor.

EAD e emenda parlamentar

Em Brasília, Sousa também se encontrou com o diretor de Educação a Distância da Capes, Jean Mutzig, para tratar sobre novas vagas para os cursos na modalidade a distância da Udesc.

Mutzig informou que serão abertas 60 mil vagas no segundo semestre deste ano no Brasil, com preenchimento a partir de 2017, e não mais 150 mil vagas devido a cortes do Ministério da Educação (MEC). A prioridade será para os cursos de licenciatura e especializações.

O reitor também fez tratativas com a deputada federal Angela Albino, que está viabilizando uma emenda parlamentar de R$ 200 mil para a infraestrutura da Udesc Cefid.

Leia mais:

15/10/2015 - Centros da Udesc de Joinville e Florianópolis aderem à mobilização nacional em defesa do Pibid

Assessoria de Comunicação da Udesc*
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010

* Com informações das assessorias de Comunicação da Udesc no CCT, Ceart, Cefid e Faed
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h