Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/03/2016-14h11

Mobilidade sustentável é tema de pesquisa feita pela Udesc em parceria com universidade italiana

Moradores da Grande Florianópolis podem contribuir com a pesquisa preenchendo um questionário online. Fotos: Daniel Pinheiro

Uma pesquisa sobre mobilidade sustentável, desenvolvida em parceria entre pesquisadores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e da Universidade Ca' Foscari, de Veneza, na Itália, visa investigar os principais fatores que determinam a formação de comportamentos de deslocamento nas cidades.

O estudo, que pretende traçar um comparativo sobre como as pessoas se deslocam em Florianópolis e em Veneza, foi apresentado na noite desta segunda-feira, 14, durante o Seminário "Deslocamentos Urbanos e Mobilidade Sustentável: Determinantes da Escolha do Modo de Viagem em Ambientes Urbanos".

Promovido pelo Núcleo de Inovações Sociais na Esfera Pública (Nisp), grupo de pesquisa do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Udesc em Florianópolis, o evento teve participação do professor italiano Pietro Lanzini, da Universidade Ca' Foscari, que desenvolve o estudo em parceria com os professores Daniel Pinheiro e Eduardo Jara.


Realizado em inglês, o seminário reuniu acadêmicos e demais interessados no tema, para apresentação da pesquisa, seus objetivos e formas de participação.

Entre as principais questões abordadas na pesquisa, estão o papel dos cidadãos na redução dos impactos ambientais provocados pelo setor de transportes, especialmente em áreas urbanas; e os principais fatores para formação de comportamentos de deslocamento nas cidades, que motivam a opção entre dirigir ou utilizar meios de transporte mais sustentáveis.


Questionário online

Moradores da região da Grande Florianópolis interessados em participar podem responder o questionário online pelo link http://bit.ly/mobilidadesustentavel2016.

Saiba mais sobre a pesquisa no blog do Nisp.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h