Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/03/2017-17h54

Mestrando em Administração da Udesc desenvolve aplicativo para ampliar acessibilidade

Aplicativo está disponível para baixar e testar
Está em fase de testes um aplicativo, desenvolvido como parte de uma pesquisa do Mestrado Profissional em Administração da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que visa oferecer soluções para a falta de acessibilidade e de informações sobre acessibilidade em espaços públicos e privados, além de conscientizar e sensibilizar a sociedade quanto às necessidades de pessoas com mobilidade reduzida, como gestantes, idosos, obesos e outros com dificuldade de locomoção temporária ou permanente.

Batizada de "Eu Chego Lá!", a ferramenta é objeto de trabalho do economista Carlos Augusto Alperstedt, mestrando no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).

O estudo é realizado sob orientação do professor Carlos Roberto De Rolt e integra o Projeto ParticipACT! Brasil - Tecnologias inovadoras na gestão participativa da cidade inteligente, ligado ao Laboratório de Tecnologias de Gestão (LabGES)

Disponível para baixar

Moradores de Florianópolis, São José e Palhoça podem contribuir, avaliando e opinando sobre o aplicativo, disponível (por enquanto apenas no sistema Android) para baixar e testar.

O "Eu Chego Lá!" surgiu de uma iniciativa familiar idealizada em 2015. O projeto foi desenvolvio no laboratório de inovação social do Social Good Brasil Lab (SGB Lab), que promove o uso de tecnologias e novas mídias para contribuir com a solução de problemas sociais, e, em 2016, foi aperfeiçoado e ganhou profundidade na pós-graduação da Udesc Esag.

Proposta colaborativa

A ferramenta parte de uma proposta colaborativa: os usuários informam no aplicativo ou site as condições de acessibilidade de um determinado local ou eventuais barreiras, construindo um banco de dados que auxilia as pessoas a pesquisarem e melhor escolher as rotas e espaços adequados à acessibilidade.

Segundo o mestrando, a ferramenta também pode ser muito útil para auxiliar gestores nos processos decisórios e para empresários interessados em implementar melhorias ou buscar o reconhecimento quanto à acessibilidade em seus estabelecimentos.

Leia mais:

06/06/2016 - Parceria com Universidade de Bologna traz pesquisadores italianos à Udesc na Capital

02/09/2015 - Evento sobre cidades inteligentes promovido pela Udesc reúne pesquisadores de diferentes instituições

21/08/2015 - Professora de Administração da Udesc participa de projeto inovador que visa melhorar acessibilidade

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunica.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Aplicativo está disponível para baixar e testar
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h