Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

22/09/2017-18h00

Mestrado em Administração da Udesc tem estudos sobre acessibilidade urbana e consultoria

Duas defesas de dissertação de Mestrado Profissional em Administração foram realizadas na tarde desta sexta-feira, 22, no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis.

O acadêmico Carlos Augusto Alperstedt Neto defendeu a dissertação "Acessibilidade e crowdsensing na construção da cidade inteligente", diante da banca formada pelos professores doutores Carlos Roberto De Rolt, Simone Ghisi Feuerschütte e Luca Foschini.

O estudo de Carlos Augusto visou construir um artefato tecnológico com a finalidade de propagar informações e mitigar problemas relacionados à acessibilidade urbana.

A base teórica foi fundamentada na abordagem histórica e em conceitos de crowdsensing e cidades inteligentes, utilizando a "design research" como método, e o resultado final foi a apresentação de um aplicativo que pode ser utilizado em computadores ou smartphones, de forma ativa ou passiva.

Consultoria

O acadêmico Lucas Miguel Gnigler defendeu a dissertação "Proposta de diretrizes para o processo de consultoria do Sebrae/SC como oportunidade de aprendizagem”, diante da banca formada pelos professores doutores Anacleto Ângelo Ortigara, Mário César Barreto Moraes e Nério Amboni.

A dissertação de Lucas visou desenvolver, a partir de entrevistas com 17 consultores, uma proposta de diretrizes para o processo de consultoria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC).

As conclusões do estudo indicam a necessidade de revisão do processo de consultoria e da posterior capacitação dos consultores sobre as etapas propostas, para que a aprendizagem seja estimulada e assegure a efetividade do serviço prestado.

Banco de Dissertações

Após as defesas, todos os trabalhos são publicados – de forma completa ou parcial, conforme autorização do autor – em até 60 dias no Banco de Dissertações e na página da pós-graduação stricto sensu da Udesc Esag.

Recomendado pela Capes em 2003, o Mestrado Profissional em Administração é direcionado ao desenvolvimento de pesquisas para a prática profissional em empresas, órgãos públicos ou organizações sociais. Possui duas linhas de pesquisa: Gestão, Inovação e Empreendedorismo; e Gestão Pública e Coprodução.

A Udesc Esag também oferece o Mestrado Acadêmico e o Doutorado em Administração.

Leia mais:

20/09/2017 - Programas de Pós-Graduação em Administração da Udesc Esag são bem avaliados pela Capes

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281  
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h