Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/10/2017-19h37

Mais de 400 participantes prestigiam 13º Encontro de Extensão da Udesc em São José

 
Evento teve 262 pôsteres com informações sobre ações para sociedade - Foto: Marcelo Cardoso/Proex
O 13º Encontro de Extensão da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi encerrado na última sexta-feira, 20, no Centro Multiuso de São José, após programação de três dias que reuniu 440 pessoas, entre extensionistas, gestores e convidados, e promoveu debates sobre o tema "Curricularização e cidadania ativa". 

Organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), com o apoio do Centro de Educação a Distância (Cead), o evento teve oito rodas de conversa, 262 pôsteres e nove oficinas com a população de São José.

Além disso, houve o lançamento da nova versão do periódico de extensão da universidade e palestras com o presidente do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior (Forproex), professor Daniel Pansarelli (UFABC), e os docentes Etevaldo Almeida Silva (UERN) e Júlio Diniz (UFMG).

Outro momento marcante do encontro foram as apresentações culturais, em especial o espetáculo "Era do Rádio", que integra a ação Interiorizando Ceart, uma parceria da Coordenadoria de Cultura da Udesc e do Centro de Artes (Ceart).

Segundo o pró-reitor de Extensão, Cultura e Comunidade da Udesc, Fábio Napoleão, o tema deste ano do encontro "marca um novo tempo no desenvolvimento da extensão na universidade, articulado aos princípios e às diretrizes do Forproex". 

"A Udesc hoje possui um projeto de desenvolvimento da extensão, ditado por ideias oriundas do Forproex e do Comitê de Extensão da universidade, que tem gerado o aperfeiçoamento de normatizações e editais, mudanças na comunicação interna e externa da extensão, participação ativa em fóruns e eventos da área, avançando para o conhecimento da política nacional de extensão", destaca.

Valorização de ações e pessoas

As rodas de conversa sobre as áreas da extensão e as empresas juniores, além do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e do Núcleo Extensionista Rondon (NER), resultaram na produção das "Cartas de Valorização da Extensão".

A partir da avaliação das atividades realizadas neste ano, essas cartas serão pautadas em reunião do Comitê de Extensão da Udesc para discussão e encaminhamentos pedagógicos e administrativos.

O 13º encontro prestou homenagens a quatro servidoras que contribuíram com os dez anos da "Revista Udesc em Ação": a técnica Claudia Messores (Reitoria) e as professoras Elisabete Maria de Oliveira (Cefid), Tatiana Comiotto (CCT) e Bernadette Erdtmann (CEO).

Agora denominada "Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura", a publicação passará a ter a professora Ana Maria Pereira (Faed) no cargo de editora-geral.

Outro homenageado no evento foi o professor Alfredo Balduíno Santos pelos dez anos de serviços na Proex.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
          ©2016-UDESC