Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

01/04/2013-14h37

Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício da Udesc desenvolve software para avaliações de saúde

Software mede tempo de reação a um estímulo visual
Um intervalo de tempo medido em milésimos de segundo pode ser uma informação preciosa na avaliação de crianças com transtorno de déficit de atenção, na verificação do efeito de exercícios físicos em idosos e até para a prevenção do mal de Alzheimer, entre outras aplicações em saúde.  O Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício (Lape) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) pesquisa softwares que medem o tempo de reação de pessoas a estímulos, o que permite avaliar habilidades cognitivas e motoras.

Um dos resultados desse trabalho de pesquisa é software TRT_S2012, desenvolvido no Lape/Udesc e que está sendo validado por meio de testes com universitários. O software deverá ser apresentado em agosto como resultado da dissertação de mestrado de Tânia Brusque Crocetta no Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid) da Udesc. .

A dissertação é orientada pelo professor doutor Alexandro Andrade, coordenador do Lape, que trabalha há mais de 25 anos com pesquisas envolvendo softwares que avaliam comportamento motor e tempo de reação. "O projeto está vinculado à linha de pesquisa na área do comportamento motor e desenvolvimento de instrumentação e tecnologias do programa de pós-graduação, que tem resultado em dissertações de mestrado e outras formas de produção científica", destaca o professor Andrade.

Vários artigos científicos estão sendo produzidos a partir dessa pesquisa. "O projeto está inserido numa de nossas pioridades do Lape, a produção de inovação tecnológica voltada à qualidade de vida da população", firma o orientador.

Tempo de reação

O TRT_S2012 mede o tempo de reação total de uma pessoa, usando estímulo visual em duas tarefas distintas. Funciona como um jogo simples de computador, em que a pessoa precisa apertar a barra de espaço do teclado ao perceber uma figura amarela na tela. A tarefa para avaliação da influência da fadiga mental sobre o tempo de reação total proposta no software é inédita no Brasil.  “Pesquisamos em bases de dados científicas e não encontramos nenhum artigo nacional que descreva uma tarefa similar”, informa Tânia. Existem poucos softwares gratuitos como o TRT_S2012 e as versões comerciais chegam a custar 25 mil dólares.

Robô

A informática é fundamental quando se trata de uma avaliação física em que milissegundos fazem diferença. Tanta precisão faz com que até mesmo a escolha do hardware (computador e periféricos) que usa o programa altere o resultado final . “Um processador mais lento, um teclado menos eficiente ou um sistema operacional rodando vários aplicativos podem interferir na medição do tempo de resposta”, explica Tânia.

Para considerar essas variáveis, os pesquisadores desenvolveram um braço robótico, acoplado a um sensor de luminosidade capaz de detectar a alteração da cor na tela do computador. O robô foi usado em testes, permitindo “calibrar” o sistema, já que reage de modo mais preciso e constante do que um ser humano. Tirando a variável humana da situação, o robô tornou possível medir o quanto o hardware e outros componentes de software interferem no tempo medido pelo programa, permitindo considerar possíveis erros e atrasos nas avaliações.

A mestranda Tânia Crocetta, também servidora técnica da universidade, e o orientador Alexandro Andrade contaram com a colaboração de do professor Noé Borges Junior, coordenador do Laboratório de Instrumentação, e dos técnicos universitários Argeu Thiesen e Lucas Borges,  da Coordenação de Informática da Udesc Cefid, chefiada pela própria Tânia.

Pesquisa

Os estudantes de graduação e pós-graduação do Cefid-Udesc estão sendo convidados por e-mail a participar dos testes para validação do software. A validação é um processo de verificação em que, analisando-se o resultado de algumas centenas de testes, permite concluir se o programa é capaz de cumprir a tarefa para a qual foi concebido (no caso, medir corretamente o tempo de reação).

A avaliação dura cerca de 20 minutos. Os voluntários têm o seu tempo de reação medido e podem acessar os resultados num site especialmente criado para o projeto. A divulgação dos dados é individual, com o uso de senha. O voluntário avaliado pode conferir seus resultados e compará-los com as médias gerais e por gênero.

Interessados em fazer o teste podem procurar a pesquisadora no Lape, das 7h30 às 19h. Mais informações pelo telefone (48)3321-8677 ou pelo e-mail tania.crocetta@udesc.br.




Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8622
 

galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h