Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/08/2014-18h48

Integração entre lavoura e pecuária é tema na Semana Acadêmica de Agronomia da Udesc Lages

Palestra desta quinta abordou a integração entre lavoura e pecuária - Foto: Ascom Udesc

A Integração entre lavoura e pecuária e a otimização dos recursos rurais foram assuntos discutidos nesta quinta-feira, 28, no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), durante a 23ª Semana Acadêmica de Agronomia.

O tema foi abordado durante a palestra do pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Alvadi Balbinot, no Anfiteatro Caverna. Segundo ele, a Integração Lavoura Pecuária (ILP) agrega valores e visa à sinergia entre as atividades para aumentar a renda e a conservação dos recursos naturais.

Balbinot, que é formado em Agronomia na Udesc Lages, aponta este campo de trabalho como promissor para os futuros engenheiros agrônomos.

"A integração é um princípio que vem ganhando importância e desenvolvimento científico-tecnológico, pois alterna o cultivo de pastagens e outras culturas de interesse econômico", afirma o palestrante.

Outros assuntos também entraram em discussão durante o evento: movimento estudantil da agronomia; ética na profissão do engenheiro agrônomo; conservação do solo no Brasil; e produção integrada do tomateiro, cujo tema foi abordado por pesquisadores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), ligados ao Grupo Produção Integrada Agropecuária de Santa Catarina, do qual a Udesc é integrante.

Programação do evento

Para esta sexta-feira, 29, último dia da semana acadêmica, estão programadas visitas em propriedades leiteiras de Treze Tílias, no Oeste Catarinense, e ao Instituto ÇaraKura, em Florianópolis, que desenvolve projetos e ações ligados à educação e à pesquisa de tecnologias sustentáveis.

A programação completa pode ser acessada no site da Udesc Lages.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 2101-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h