Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

09/05/2017-15h31

Gestores e docentes se reúnem para discutir qualificação da revista de extensão da Udesc

Reestruturação da revista está sendo discutida - Foto:Div. 
Gestores e docentes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) estiveram reunidos na quarta-feira, 3, no Centro de Educação à Distância (Cead), em Florianópolis, para discutir a qualificação do periódico de extensão da instituição, revista que divulga as produções cultural e de extensão da comunidade acadêmica.

O grupo abordou temas como revisão e indexação, políticas para detectar plágio, composição do conselho editorial, diretrizes para autores e se a revista terá resumos em inglês e edição bilíngue, por exemplo.

Além disso, também foram abordadas questões relacionadas à diagramação e modelos de layout e como a revista se relacionará com os programas de pós-graduação.

Os participantes foram auxiliados pelo professor Geraldo Ceni Coelho, da Universidade Federal da Fronteira do Sul (UFFS), que é editor-chefe da Revista Brasileira de Extensão Universitária e está prestando consultoria à equipe. 

A reunião contou com as presenças do Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex) da Udesc, Fábio Napoleão, da Coordenadora de Extensão, Geysa Abreu, e do Coordenador do Núcleo Extensionista Rondon (NER), Alfredo Balduíno, da Coordenadora da Revista Udesc em Ação, Ana Maria Pereira, do Departamento de Biblioteconomia, responsável pelo Setor de Publicações do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), Anderson Mendes, e da acadêmica de Biblioteconomia e bolsista de extensão da revista, Brenda Reimberg. 

Segundo Napoleão, a Proex é grata a todos aqueles que contribuíram com o periódico nos últimos dez anos e a qualificação pretendida trará ganhos relevantes na comunicação acadêmica e administrativa, pois a revista se soma ao catálogo e a carta de serviços de extensão

Revista completa dez anos

Criada em 2007, com a proposta de ser um periódico semestral, a revista eletrônica é produzida pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex) da Udesc e busca contribuir para a divulgação de estudos e o desenvolvimento científico por meio da publicação de trabalhos inéditos na forma de artigos, comunicações, resenhas e relatos de experiências.

Neste ano, a Revista Udesc em Ação completa dez anos. A partir de 2017, o desafio apresentado é a necessidade de qualificar a revista, reestruturando-a de forma a alcançar maior notoriedade em sua área de atuação.

Para que isso ocorra, é necessário repensar o escopo da revista, seu foco, sua política, até mesmo verificar se o nome atual atende aos objetivos propostos na constituição deste periódico, bem como buscar novas parcerias com avaliadores institucionais internos e externos, primar pela qualidade dos artigos para publicação, entre outros pontos importantes a serem repensados pelo Conselho Editorial, também com nova estruturação. 

A revista está indexada no Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBCT) e está se adequando às exigências da Instituição para obter o Digital Object Identifier (DOI).

A chamada para submissão de trabalhos para o volume 11, nº 1 de 2017, está em aberto até 31 de julho no site da revista.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail revistaudescemacao@gmail.com com a coordenadora e editora-chefe, professora Ana Maria Pereira.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h