Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

15/08/2016-19h16

Fórum das Licenciaturas da Udesc apresenta projeto institucional para graduações e formação continuada

Proposta quer aproximar currículos das licenciaturas da  universidade - Foto: Gustavo Cabral Vaz/Secom Udesc
Nesta segunda-feira, 15, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) realizou o 1º Fórum das Licenciaturas, com debate sobre o tema "O projeto institucional para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura) e a formação continuada".

Realizado no Auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis, o evento foi voltado para professores dos cursos de licenciatura da universidade estadual.

A apresentação do projeto institucional a ser aplicado na Udesc foi feita pela professora Julice Dias, que atua no Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed) e preside a comissão responsável pelo assunto.

Um dos principais objetivos do projeto é adequar-se à Resolução nº 002/2015 do Conselho Nacional de Educação (CNE). No documento, estão definidas as diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial em nível superior e a formação continuada. Outro intuito é estruturar a politica de informação para os cursos de licenciatura.

Desenvolvimento da proposta

Em setembro de 2015, na Udesc Faed, foi realizada a primeira reunião para discussão das demandas e emendas de cada curso. O documento foi desenvolvido de forma coletiva, com representantes de cada núcleo docente estruturante (NDE), com base nas avaliação das propostas.

Segundo a professora Julice, a importância da adequação do projeto com a resolução envolve a aproximação das diferentes licenciaturas, com a troca de experiências, por exemplo, no campo dos estágios, para formar currículos integrados, e a qualificação de uma identidade institucional na formação de professores.

Após a apresentação nesta segunda-feira, os participantes iniciaram um debate para esclarecimento de dúvidas e levantamento de possíveis melhorias para o projeto.

O documento, que se encontra com a comissão, será encaminhado ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), da Udesc, em 30 de agosto.

Leia mais:

12/08/2016 - Fórum das Licenciaturas da Udesc debate projeto sobre formações inicial e continuada na segunda

12/08/2016 - Professores da Udesc discutem novas tecnologias digitais para aplicação em sala de aula

29/07/2016 - Udesc realiza e transmite palestra sobre desafios e dilemas da formação docente na próxima quinta

25/07/2016 - Udesc inicia 3ª Semana de Educação Continuada para professores da instituição

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h