Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/06/2018-14h27

Estudantes e professores da Udesc podem avaliar cursos da graduação até dia 22

 
Dados ajudam núcleos e direções dos centros a promover melhorias nos cursos - Foto: Jonas Pôrto
Até 22 de junho, estudantes e professores da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) poderão participar da avaliação dos cursos de graduação. Para participar, basta acessar o Sistema de Gestão Acadêmica (Siga), clicar no menu lateral "Responder Avaliação Institucional" e preencher o questionário. As identidades são mantidas em sigilo.

Os estudantes dos cursos presenciais e a distância podem dar opiniões sobre a organização e a infraestrutura do curso, o desempenho dos professores e as disciplinas cursadas. Já os docentes fazem uma autoavaliação e opinam sobre aspectos do curso e das disciplinas ministradas.

A avaliação interna envolve a Coordenadoria de Avaliação Institucional (Coai), a Comissão Própria de Avaliação (CPA), além das pró-reitorias de Ensino (Proen) e de Planejamento (Proplan), que utilizam as informações coletadas nas tomadas de decisão.

Gestão e reconhecimento dos cursos

Com o procedimento, a universidade busca detectar potencialidades e fragilidades e preparar mudanças nos cursos. Os resultados são divulgados nos centros pelas Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs), enquanto as melhorias são de responsabilidade dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) e das direções de Ensino.

Os dados também servem para a regulação do Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina (CEE/SC), que atua no reconhecimento dos cursos de graduação e na renovação dessa condição, que ocorre a cada três anos.

Momento democrático

De acordo com a coordenadora da Coai, professora Gesilani Júlia da Silva Honório, a participação dos estudantes e professores na avaliação é fundamental para tomadas de decisão dos gestores. “Avaliar é um processo democrático, assim convidamos a comunidade acadêmica a participar deste momento. Esta é uma das oportunidades que a comunidade acadêmica possui de auxiliar os cursos a melhorar em diferentes aspectos”, afirma.

Em abril deste ano, a Proen e a Coai divulgaram um vídeo, disponível no Canal de Ensino da universidade, sobre a importância, os objetivos e a dinâmica do processo autoavaliativo na instituição.

Mais informações podem ser obtidas com a Coai pelo e-mail coai.reitoria@udesc.br e pelo telefone (48) 3664-8077, das 13h às 19h.

Acompanhe as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ativar sua conta de e-mail e ter o pacote Office 365 gratuitamente.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
          ©2016-UDESC