Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/03/2017-18h33

Estudantes de pós-graduação da Udesc Lages visitam Cerrado brasileiro durante disciplina especial

 

 
Viagem levou grupo de 37 estudantes ao Paraná, Goiás e Distrito Federal - Foto: Divulgação

Estudantes de pós-graduação do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages, retornaram, na semana passada, de uma viagem ao Cerrado brasileiro, onde conheceram empresas e entidades de pesquisa.

As visitas ocorreram entre 4 e 11 de março e fazem parte da disciplina Tópicos Especiais em Ciência do Solo, coordenada pelo professor Luciano Gatiboni. A disciplina é oferecida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo da Udesc Lages.

No total, 37 estudantes participaram da viagem, entre eles 23 do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo, oito do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal e dois do Mestrado em Engenharia Florestal. Cinco alunos de iniciação científica do Departamento de Solos também integraram o grupo.

Eles percorreram cerca de 4,2 mil quilômetros, em visitas aos estados do Paraná e Goiás e ao Distrito Federal. Em Goiás aconteceram visitas a uma operação de mineração de fosfatos e fabricação de fertilizantes, em Catalão, e a uma fazenda, em Cristalina.

No Distrito Federal o grupo conheceu a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa-Cerrados), em Planaltina, e no Paraná visitou a Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (Fapa-Agrária), localizada em Guarapuava.

O objetivo da viagem é verificar diferenças entre o manejo da fertilidade em solos da região subtropical do Sul do Brasil e o manejo adotado nos solos da região tropical, no Cerrado. "Além de conhecerem experimentos de longa duração e conversarem com pesquisadores, os alunos visitaram lavouras de cana-de-açúcar, algodão, milho e soja", conta Gatiboni.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
Jornalista Tatiane Rosa Machado da Silva
E-mail: tatiane.silva@udesc.br
Telefone: (49) 3289-9130
galeria de downloads
galeria de imagens
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
          ©2016-UDESC