Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

14/03/2018-14h13

Estudantes de Engenharia Sanitária da Udesc Ibirama têm trabalho aprovado no Fórum Mundial da Água

Trabalho acadêmico é fruto de atividade feita na Escola de Verão da Acesa, em Florianópolis - Foto: Divulgação
Três estudantes de Engenharia Sanitária da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) tiveram um trabalho aprovado para apresentação no 8º Fórum Mundial da Água, que ocorrerá entre 18 e 23 de março, em Brasília. 

Os acadêmicos Fernanda Ferreira da Silva, Mônica Martins Fernandes e Rodrigo Porto Santos, do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Udesc em Ibirama, apresentarão no evento o estudo "Acesa Escola de Verão - Operação Costa de Dentro".

O trabalho é fruto de uma atividade desenvolvida na Escola de Verão da Associação Catarinense de Engenheiros Sanitaristas e Ambientais (Acesa).

A apresentação dos estudantes será na próxima terça-feira, 20, durante as atividades do Mapa de Ações da Juventude Global para um Futuro de Segurança Hídrica, organizado pela organização Water Youth Network, no qual são compartilhadas experiências de soluções locais para o tema.

Construção de melhorias

Com 15 dias de duração, a Escola de Verão da Acesa reuniu profissionais e estudantes da área sanitária ambiental e membros da comunidade, em Florianópolis, para a construção coletiva de melhorias para a região da Costa de Dentro, no Sul da Ilha de Santa Catarina.

O trabalho teve foco nos quatro eixos do saneamento – acesso à água de qualidade, gestão e gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, drenagem urbana e esgotamento sanitário – e, para mediação das atividades, utilizou-se a metodologia Elos, que promove o empoderamento dos envolvidos para a governança local.

A atividade contou com a parceria do Conselho Comunitário da Costa de Dentro (Coden) e as seguintes organizações: o Engenheiros Sem Fronteiras - Núcleo Florianópolis, o Instituto Elos, o Instituto Çarakura e o Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (Cepagro).

Sobre o fórum

Organizado pelo Conselho Mundial da Água, o Fórum Mundial da Água é o maior evento internacional do tema. Reúne especialistas, representantes do poder público e organizações da sociedade civil em uma agenda extensa de atividades, proporcionando debates de grande relevância sobre o desenvolvimento sustentável a nível global.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Trabalho é fruto de atividade desenvolvida na Escola de Verão da Acesa.
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h