Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

08/06/2018-16h09

Estudantes da Udesc desenvolvem sistema de controle para conselhos de saúde de Florianópolis

 
Conselheiros locais de saúde da Capital tiveram capacitação Foto: DAP/Udesc Esag
Membros de conselhos locais de saúde dos bairros de Florianópolis participaram nesta quinta-feira, 7, de uma capacitação promovida pelo curso de graduação em Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis.

Os conselheiros foram capacitados para usar o sistema de controle e acompanhamento do planejamento das ações dos conselhos municipais de saúde, que está sendo desenvolvido por alunos do curso. O trabalho faz parte de uma consultoria prestada pela Udesc Esag à Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, resultado de uma parceria firmada desde 2010.

Os conselhos de saúde são órgãos previstos em lei, integrados por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), profissionais, gestores e prestadores da área. Têm a função controlar e fiscalizar a execução das políticas de saúde. Florianópolis conta com um Conselho Municipal e 44 conselhos locais de saúde nos bairros.

Consultoria

A consultoria da Udesc Esag atende demandas apresentadas pela Secretaria Municipal de Saúde, onde as soluções são desenvolvidas por grupos de estudantes da última fase do curso, coordenados pela professora Sulivan Fischer. A capacitação desta quinta contou com os alunos Bruna de Souza, Thales Fontoura e Thiago Borges.

Esse tipo de trabalho é realizado como atividades da disciplina Teoria e Prática em Administração de Serviços Públicos, a cargo da professora Sulivan Fischer, desde 2008. Neste semestre, os estudantes atendem quatro demandas da Secretaria Municipal de Saúde. Uma delas é o sistema de controle e acompanhamento dos conselhos.

As outras demandas incluídas na consultoria são um o sistema para publicização do tempo de espera dos procedimentos, exames e consultas; uma metodologia para controle do absenteísmo e a descrição de processos da área financeira e de compras. Os resultados serão entreguem em 28 de junho.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
          ©2016-UDESC