Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/07/2016-17h37

Equipe de alunos da Udesc participa de competição nacional de empreendedorismo social em Fortaleza

Integrantes do Time Esag Udesc Enactus com o diretor geral do centro de ensino, professor Arnaldo de Lima (segundo à direita). Fotos: Divulgação

Uma equipe de acadêmicos do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participou na última semana do Campeonato Nacional Enactus Brasil, realizado em Fortaleza, Ceará.

A competição anual reúne estudantes, líderes acadêmicos e empresas de todo o País para uma mostra de ações de empreendedorismo social desenvolvidas por equipes ligadas à organização internacional Enactus.

A edição deste ano teve participação de 44 times e cerca de 2 mil pessoas, entre elas executivos de empresas parceiras da organização, que atuaram nas comissões julgadoras do evento.

A quinta-feira, 16, contou com a apresentação dos projetos pelos competidores e, na sexta-feira, 17, ocorreu a mostra dos finalistas e a entrega da premiação.

Time Enactus Esag Udesc

O Time Enactus Esag Udesc competiu na Liga Principal, para equipes com mais de um ano de atividade, e apresentou três projetos – Arapuã, Hector e Talmey – promovidos pelos estudantes na capital catarinense.

O Projeto Arapuã envolve a criação de um empreendimento social no Bairro Costeira do Pirajubaé para produção do mel e de própolis vermelha - produtos com alto valor agregado – em área de manguezal.

O Projeto Hector é realizado junto ao Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) da Grande Florianópolis, no Bairro Barreiros, com ações de qualificação profissional que reduzam a reincidência dos menores acolhidos.

E o Projeto Talmey é uma parceria com a Associação Einstein Floripa, para estruturação do curso pré-vestibular gratuito ofertado pela organização.

Representaram a equipe os estudantes Andrey Ther, Betina Silveira, Heloísa Marcinero, Ian Karkles, Bruna Marcon, Jomerson de Carvalho, Henrique Rosa e Débora Zanoello. Todos viajaram com recursos próprios.

Contatos

Segundo o acadêmico Andrey Ther, o evento oportunizou aos estudantes, entre outros benefícios, conhecer pessoalmente diretores de grandes empresas – como Tilibra, Bic, KPMG e CEO Infinitas – e o criador da rede Enactus Internacional, o norte-americano Alvin Rohrs.


O diretor-geral da Udesc Esag, professor Arnaldo José de Lima, prestigiou a participação dos acadêmicos e o encontro de professores.

A equipe vencedora na Liga Principal – que participará da Enactus World Cup, em setembro, na Toronto, no Canadá – foi o time Enactus UFABC, da Universidade Federal do ABC, com o projeto Teia de Trabalho, que visa criar a primeira cooperativa de saúde mental do Brasil, a partir de oficinas e da elaboração de produtos com resíduos recicláveis.

Criado no início de 2015, o Time Enactus Esag Udesc conta atualmente com 25 integrantes dos três cursos do centro de ensino: Administração, Administração Pública e Ciências Econômicas. Primeira equipe catarinense a fazer parte da organização, tem como docente líder o professor Nério Amboni.

Esta foi a segunda participação da equipe na competição – no ano passado, os estudantes apresentaram na Liga Rookie (para estreantes) o projeto desenvolvido junto ao Case da Capital. Saiba mais pela página do time no Facebook.

Leia mais:

22/07/2015 - Equipe de alunos da Udesc participa de competição nacional de empreendedorismo social em São Paulo

18/03/2015 - Alunos e docentes da Udesc criam equipe para participar de atividades da organização Enactus

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h