Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/05/2018-18h41

Encontro na Udesc busca meios de enfrentar desafios para garantir direitos de crianças e adolescentes

Diretor-geral da Esag, Éverton Cancellier, pró-reitor de  extensão da Udesc, Fábio Napoleão, e professora Carolina Andion, durante o 2º Diálogo Ampliado Foto: Ana Quinto/Ascom Udesc Esag
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) reuniu na tarde desta sexta-feira, 18, organizações da sociedade civil e órgãos municipais de Florianópolis para propor ações de garantir dos direitos das crianças e adolescentes na cidade. As ideias levantadas durante o encontro serão agora trabalhadas em oficinas para a elaboração de projetos específicos a cargo de cada um dos participantes.

O 2º Diálogo Ampliado é resultado de uma parceria entre o Observatório de Inovação Social de Florianópolis – projeto ligado ao grupo de pesquisa Núcleo de Inovações Sociais na Esfera Pública (Nisp), do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc – e o Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (Icom).

As discussões partiram do relatório Sinais Vitais Criança e Adolescente 2016, publicado pelo Icom. “Os desafios a serem enfrentados foram discutidos não só com base nesse relatório, mas também atualizando o Sinais Vitais, que é de 2016, e portanto agora os desafios já são outros”, explica a professora Carolina Andion, da Udesc Esag uma das coordenadoras do Observatório de Inovação Social.

Além das organizações públicas e da sociedade civil, o encontro contou com estudantes e e dirigentes da Udesc, entre eles o pró-reitor de extensão, Fábio Napoleão, o diretor-geral da Esag, Éverton Cancellier, e o diretor de extensão da Esag, Daniel Pinheiro. 

Ações

O 2º Diálogo Ampliado reuniu representantes das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Educação, da Câmara de Vereadores, Conselho Tutelar e Conselho Municipal de Educação, além de 16 organizações da sociedade civil de Florianópolis. Parte dessas entidades participará em junho de encontros de imersão para elaborar projetos de ações concretas para enfrentar os desafios discutidos. 

Esse trabalho será feito em oficinas do projeto Laboratório de Fortalecimento Institucional (Lafi), coordenado pelo Icom e que funciona de forma complementar ao Diálogo Ampliado. O Lafi prevê a realização de oficinas de capacitação com organizações da sociedade civil voltadas ao tema.

“O Lafi e os Diálogos Ampliados serão espaços para trocar ideias, co-construir conhecimento e pensar ações conjuntas para promoção dos direitos das crianças e adolescentes”, explica a professora Carolina Andion, O próximo Diálogo Ampliado está previsto para o fim de junho.

Mais informações podem ser obtidas com o Observatório de Inovação Social de Florianópolis da Udesc Esag, pelo e-mail observa.floripa@gmail.com ou pelo telefone (48) 3664-8283.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Éverton Cancellier, Fábio Napoleão e Carolina Andion, no 2º Diálogo Ampliado
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h