Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

17/08/2017-12h17

Editoras doam obras para projeto da Udesc Ibirama que incentiva leitura de livros

Livros foram expostos em feira municipal - Foto: Divulg.
A bibliotecária Dayane Dornelles e a professora Valkyrie Vieira Fabre, do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, conseguiram com duas editoras a doação de cerca de 150 livros para o projeto de extensão Mais Leitura, que busca facilitar o acesso de pessoas que não têm o hábito de comprar esse tipo de obra ou frequentar bibliotecas.

Os títulos foram colocados em uma "gelateca" – geladeira velha transformada em biblioteca móvel – e expostos para leitura durante a 2ª Feira do Livro de Ibirama, realizada pela prefeitura em 10 e 11 de agosto, no Centro de Eventos Manoel Marchetti, para incentivar a leitura de crianças, jovens e adultos.

Segundo Dayane, foram encaminhados pedidos de doação de livros para várias editoras brasileiras, mas apenas a Autêntica Editora, de Belo Horizonte, e a Papa Livro, de Florianópolis, atenderam as solicitações.

"Recebemos livros infantis, para adolescentes e adultos, colocamos um adesivo do projeto Mais Leitura e enviamos para a feira", diz Dayane. "A demanda por livros, principalmente de crianças, foi bastante elevada."

Em outubro, serão encaminhados às editoras brasileiras mais pedidos de livros, que serão colocados nas "gelatecas" localizadas no Centro da cidade e na Udesc Ibirama. 

Integrante do projeto Mais Leitura, as "gelatecas" foram criadas em 2013 com o uso de carcaças de geladeiras doadas pela comunidade. Nelas, são oferecidos livros para leitura e devolução espontânea, gerando uma espécie de troca-troca.

Núcleo Rondon

Dez integrantes (nove acadêmicos e um professor) do Núcleo Extensionista Rondon (NER) na Udesc Ibirama realizaram atividades durante a 2ª Feira do Livro de Ibirama, com pintura facial, abraço grátis e divulgação dos cursos da universidade. Segundo o acadêmico Valmir Bertelli, cerca de 500 crianças e adultos foram atendidos.

Essas atividades locais são organizadas pelas equipes de cada centro da universidade fora do período de operações do Núcleo Rondon da Udesc.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h