Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/12/2016-18h02

Detento aprovado no Vestibular de Verão da Udesc fará Ciência da Computação

Reeducando estudará em Joinville - Foto: Jonas Pôrto
Um reeducando da Penitenciária Industrial Jucemar Cesconetto, localizada em Joinville, prestou o Vestibular de Verão 2017 da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e foi aprovado para o curso de Ciência da Computação, do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), em Joinville. O resultado saiu em 13 de dezembro.

Esta foi a segunda vez que as provas ocorreram dentro de penitenciárias, com a inscrição de 114 detentos, sendo 88 (77 homens e 11 mulheres) do Complexo Penitenciário de Florianópolis e 26 (todos homens) de Joinville.

A iniciativa surgiu a partir do projeto de extensão "Novos horizontes: a universidade nos espaços de privação de liberdade", liderado pela professora Geysa Abreu, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed).

"A oportunidade de realizar o processo seletivo permite termos objetivos a buscar, metas a realizar, sonhos a sonhar, caminhos a trilhar, lugares aonde chegar", declara o presidiário de 33 anos, que prefere manter seu nome sob sigilo.

O detento está em regime aberto e poderá frequentar a universidade mediante autorização judicial. "Ele estava cursando Engenharia no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), mas seu sonho era fazer Ciência da Computação na Udesc", diz a gerente de de Saúde, Ensino e Promoção Social da Penitenciária Industrial Jucemar Cesconetto, Jaqueline Mönster Fachini, 

Segundo ela, o presidiário foi detido em dezembro de 2009 e dedicou grande parte do tempo livre aos estudos. "O reeducando foi monitor da biblioteca por três anos e o acesso ao material didático possibilitou seus estudos."

Jaqueline conta ainda que "ele também integrou a banda 'Acordes para a liberdade' na função de violinista". Fruto de um projeto de ensino musical realizado na unidade prisional, a banda realiza apresentações em eventos internos e externos, mediante autorização judicial.

Sobre o projeto de extensão

O projeto Novos horizontes visa implementar uma política de inclusão para internos e egressos do sistema prisional; desenvolver processos de formação para docentes, assistentes sociais e agentes penitenciários; organizar o acervo bibliográfico do complexo de Florianópolis; e elaborar planejamentos compartilhados entre docentes que possam contribuir para uma unidade na formação dos reeducandos.

A equipe do Novos horizontes é multidisciplinar, com professores das áreas de Pedagogia, Biblioteconomia, História, Artes Cênicas, Matemática e Arquitetura e Urbanismo, além de técnicos de Serviço Social, e tem o apoio do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ-SC), da Academia de Justiça e Cidadania (Acadejuc), da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (SJC) e do Departamento de Administração Prisional (Deap).

O projeto é desenvolvido no âmbito do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab), entidade da Udesc Faed que é coordenada pelo professor Paulino Cardoso.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Celia Penteado
E-mail: celia.penteado@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8007  
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h