Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/05/2017-13h22

Departamento de Música da Udesc realiza Momentos Musicais nesta semana

 
Serão realizados nesta quarta, 3, e quinta-feira, 4, às 13h40, os Momentos Musicais, eventos do Departamento de Música (DMU) do Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O objetivo é expor os trabalhos dos alunos da graduação e pós-graduação em música, dando também espaço para aperfeiçoamento da prática musical. O repertório das próximas edições foca em artistas brasileiros e latino-americanos.

No Momento Musical I, na quarta, serão apresentadas obras dos compositores brasileiros: Camargo Guarnieri (1907-1993), Cláudio Santoro (1919-1989), Heitor Villa-Lobos (1887 - 1959) e Radamés Gnatalli (1906-1988). As obras serão interpretadas por Antônio Boabaid, Arilton Júnior, David Pierri Ardigo, Lucas Silvano e Rafael Friesen ao piano; Elias Hardt Zanon no violino; e Lucas Madeira, músico convidado, na flauta transversa.

No Momento Musical II, quinta-feira, dia 4, serão apresentadas obras dos compositores: Alberto Ginastera (1936-1986), Julio Cesar Oliva (1947), Edino Krieger (n. 1928), Manuel del Falla (1876-1946), uma peça com arranjo de Ippo Tsuboi, de Leo Ornstein (1892-2002) e Wolfgang Mozart (1776-1791).

Os intérpretes serão Antônio Boabaid, Arilton Júnior, Felipe Pauptz, Lucas Silvano e David Pierri Ardigo ao piano; Carolina Melo e Elias Hardt Zanon nos violinos; Lucas Madeira na flauta transversa; Camerata de Violões Udesc, formada pelos alunos Agilmar Medeiros, Alejandro Jara, Benedikt Mensing, Raul Pagani, Hugo Burin, Igor Tomé Luigi Brandão, Reginaldo Pereira, Silvio Mansani e Victor Carrara. A camerta tem coordenação do professor Marcelo Brombilla, além do Quarteto de Violões Ponciano formado por Reginaldo Pereira, Luigi Brandão, Hugo Burin e Agilmar Medeiros.

Sobre os intérpretes

Antônio Boabaid, piano
Cursa Bacharelado em Piano no Centro da Udesc orientado pelo Professor Doutor Luís Cláudio Barros, cursando a disciplina Música de Câmara orientada pela Professora Doutora Thais Nicolau. Participa de cursos e recitais do projeto de extensão Piano em Foco.

Arilton Júnior, piano
Natural de Tubarão/SC, é graduado no curso de bacharelado em piano, Udesc, participando em Master Classes e grupos de pesquisa. Foi orientado pela professora Drª. Bernardete Castelan Póvoas, teve aulas com os professores Guilherme A. Sauerbronn de Barros e Luís Claudio Barros. Atualmente é mestrando no programa de pós-graduação em música na área de Interpretação e Criação Musical pela Udesc e desenvolve o trabalho como pianista colaborador com cantores líricos e coros, em Florianópolis.

Arthur Bencke, violoncello
É formado Bacharel em Violoncelo pela Udesc (2015), orientado pelo Professor Doutor Hans Twichell, onde cursa Mestrado em Musicologia. Participou das Orquestras: Acadêmica Udec, de Cordas da Ilha e Quinteto de Cordas Catarinense. Fez masterclasses com Ângela Ferrari, Alexandre Diel, Robert Suetholz, Fábio Presgrave, Dennis Parker, Natasha Farny, Alberto Kanji, Lars Hoefs e James Fiste. Desde 2011 é professor do instrumento para adultos e crianças.

Carolina Melo, violino
É aluna do Curso de Bacharelado em Violino da Udesc, sob orientação de João Eduardo Titton, e cursa a disciplina Música de Câmara orientada pela profa. Dra. Thais Nicolau.

David Pierri Ardigo, piano
Natural de Florianópolis/SC iniciou seu estudo de piano em 2005. Obteve menção honrosa no concurso latino-americano Rosa Mística (2008). Atualmente cursa Bacharelado em Piano na Universidade do Estado de Santa Catarina orientado pela Doutora Bernardete Castelan Póvoas e é bolsista de pesquisa.

Elias Hardt Zanon, violino
Natural de Blumenau, é bacharel em violino da Udesc em Florianópolis, onde foi orientado pelo violinista Professor João Eduardo Dias Titton. Foi integrante e spalla da Orquestra Acadêmica Udesc e primeiro violino do Quarteto Udescd, com os quais se apresentou por todo o estado. É musico integrante da Orquestra de Cordas da Ilha e Orquestra Unisul.

Felipe Schlichting Pauptz, piano
Natural de Florianópolis, onde estudou piano com os professores Álvaro da Silva e Luciana Goss. Em 2016, concluiu o Bacharelado em Música/Piano (Udesc) orientado pelo professor Doutor Luís Cláudio Barros. É aluno da Pós-Graduação em Música (Udesc) na área de Interpretação e Criação Musical, orientado ao piano pelo professor Doutor Guilherme Sauerbronn.  

Lucas Madeira, flauta transversa (convidado)
Natural de Florianópolis/SC, formou-se em flauta transversal no Conservatório de Itajaí (2011), orientado pelo Professor Felipe Moritz. Participou de Festivais de Música da região Sul, de gravação de DVD e CDs e das Bandas Salesiano e Sinfônica da Univali, com apresentações pelo Vale do Itajaí e turnê na Europa (2009). Morou na Alemanha (2014), apresentando-se em Karlsruhe, Pforzheim e Sindelfingen. Em duo com seu irmão Bruno Madeira, violonista, tem explorado o repertório clássico. É membro das orquestras: Experimental do IFSC, e de Câmara da UFSC e de Florianópolis.

Lucas Silvano (Ms), piano
Natural de Araranguá/SC cursou Bacharelado em Piano na Udesc (2010-2013) orientado pelo Doutor Luis Claudio Barros. Em intercâmbio (2011) na Marshall University/EUA, efez recitais em Huntington/West Virginia, Morehead/Kentucky e participou do festival WVMTA Mo.State Collegiate Piano/Competition. É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Udesc orientado pelo Dr. Guilherme Sauerbroon.

Rafael Friesen, piano
Bacharel em Piano e Especialista em Performance Música de Câmara pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, atualmente é mestrando na Universidade do Estado de Santa Catarina, na área de Interpretação e Criação Musical sob orientação da Doutora Bernardete Castelan Póvoas. Premiado diversas vezes em concursos nacionais de piano. Atuou em diversos concertos como solista, recitalista e camerista, com especial ênfase em música nova. É professor do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Roraima.

Serviço:

O QUÊ: Momentos Musicais.
QUANDO: Dia 3 e 4 de maio, às 13h40.
ONDE: Auditório do Departamento de Música da Udesc Ceart, Av. Madre Benvenuta, 2007, Itacorubi, Florianópolis.
QUANTO: Evento gratuito.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h