Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

02/05/2018-14h57

Delegação da Udesc Joinville conquista 16ª edição dos jogos acadêmicos da universidade

Atletas da Udesc Joinville obtiveram 442 pontos - Fotos: Hermínio Neto e Divulgação
O Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), de Joinville, conquistou o tricampeonato dos Jogos Internos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Jiudesc), concluídos nesta terça-feira, 1º, em Ibirama. Confira os resultados de cada modalidade e a classificação final.

O pódio do ranking geral teve a Udesc Joinville com 442 pontos, sendo seguida pelos centros de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), com 372 pontos, e de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), com 364 pontos, ambos de Florianópolis.

O Desafio das Atléticas, que pontua seis provas (como melhor slogan, desfile de mascotes, disciplina e fair play, além da inédita "Atléticas Lixo Zero"), foi vencido pela delegação da Udesc Cefid.

Destaques

Onze acadêmicos foram premiados na categoria Destaque Esportivo, criada neste ano para premiar atletas que se destacaram ao longo dos jogos, escolhidos pelas comissão geral, técnica e julgadora. A lista será divulgada no site da competição em breve.

Ao todo, mais de mil acadêmicos participaram da competição, que iniciou na sexta-feira passada, 27, e teve atividades em diversos locais da cidade – a abertura ocorreu no Ginásio Municipal de Esportes João Moretti.

Houve disputa de 17 modalidades: atletismo, badminton, basquetebol, basquetebol 3x3, e-sports (futebol Fifa), futebol de campo, futebol society, futevôlei, futsal, handebol, judô, natação, tênis de campo, tênis de mesa, voleibol, voleibol de praia e xadrez.

Lixo Zero

Além de promover a integração entre os participantes e estimular a prática de esporte, o Jiudesc deste ano se destacou por ser o primeiro evento de jogos universitários do País voltado para o tema do lixo zero, com uma política de redução de resíduos sólidos, conforme levantamento do Instituto Lixo Zero Brasil.

A prova "Atléticas Lixo Zero" pontuou a capacidade de as delegações agirem de forma consciente e sustentável durante os jogos, realizando, nos alojamentos, a separação correta do lixo, conforme a indicação dos residuários (orgânico, reciclável e rejeitos). Praticamente todas as equipes alcançaram a pontuação máxima no desafio.

A delegação do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), por ser do próprio município, atuou no apoio à realização das atividades – como na implantação de uma composteira para destinação de parte dos resíduos orgânicos gerados durante o evento. A organização do desafio também prevê o encaminhamento para reciclagem de todos os materiais recicláveis coletados durante os jogos.

Outra iniciativa sustentável foi a utilização de canecas, pelos participantes, em todas as refeições, o que evitou o uso de 12 mil copos descartáveis, segundo o coordenador do Lixo Zero no Jiudesc, Marcelo Gomes Cardoso.

Intercâmbio

Organizado pela Coordenadoria de Eventos (Ceven), da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade (Proex), o Jiudesc busca desenvolver o intercâmbio social e desportivo entre seus participantes, proporcionar boas relações entre eles e estimular a atividade desportiva amadora, além de contribuir para formação da personalidade, promoção da saúde, lazer e integração.

A realização do evento é uma ação do Projeto Udesc Olímpica, alinhado ao Plano de Gestão 2016-2020, liderado pelo reitor, Marcus Tomasi, e pelo vice-reitor, Leandro Zvirtes.

Mais informações podem ser obtidas com a Ceven pelos telefones (48) 3664-8031, 8142 e 8145, pelo e-mail ceven.reitoria@udesc.br, pelo Instagram de esportes da universidade e no site da competição.

Acompanhe as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ativar sua conta de e-mail e ter o pacote Office 365 gratuitamente.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Atletas da Udesc Joinville obtiveram 442 pontos
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Alunos da Udesc Ceavi implantaram composteira para destinação de parte dos resíduos orgânicos gerados durante o evento
  • Utilização de canecas pelos participantes evitou o uso de 12 mil copos descartáveis
  • Organização do evento
  • Residuários foram instalados nos locais que serviram de alojamento para separação correta do lixo (orgânico, reciclável e rejeitos)
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h