Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

03/04/2018-17h42

Curta de animação de egresso da Udesc é selecionado para festival internacional da França

Produzir o seu projeto de conclusão de curso e depois ser chamado para um festival internacional foi o que Joseph Nys, egresso do curso de Design Gráfico da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), conseguiu após seis anos de trabalho. O designer finalizou em fevereiro de 2018 o curta-metragem de animação em stop motion Almofada de Penas, que se originou do trabablho de conclusão de curso. O Curta foi recentemente selecionado para ser exibido no Festival Internacional de Animação de Annecy que acontece em junho deste ano.


Hoje, o designer Joseph Specker Nys e ex-aluno do Centro de Artes (Ceart), está com uma exposição aberta até dia 17 de junho. A mostra Almofada de Penas: arte em stop motion no Museu da Imagem e do Som de santa Catarina (MIS/SC), iniciou com a pré-estreia do curta e agora o público pode ver de perto os personagens, cenários, fotos e depoimentos da produção do filme.

A história da produção do curta Almofada de Penas

Trailer do curta de animação em stop motion Almofada de Penas de Joseph Speck Nys.


Inspirado por sua experiência de intercâmbio na Espanha na Universidade do País Basco, onde teve contato com a área de animação, Joseph optou por trabablhar com stop motion para produzir o curta Almofada de Penas no seu Trabalho de Conclusão de Curso.

A técnica de produzir vídeos em stop motion é baseada na sucessão de imagens em sequência de um mesmo boneco ou local para formar uma animação. “Eu sabia que não era o lado convencional do que se conhece de Design Gráfico, mas os professores abraçaram a ideia desde o início e acreditaram nesse projeto”, conta Joseph. Com isso em mente produziu o seu projeto sob a orientação do professor do departamento de design Murilo Scoz.

Segundo o professor Murilo Scoz, os dois levaram cerca de um ano analisando o texto Almofada de Penas do autor uruguaio Horacio Quiroga. “Era um trabalho ainda acadêmico, uma análise de fundo semiótico, que acho que serviu para perceber a profundidade do texto”, comenta o docente. Após essa etapa, Joseph produziu o roteiro do futuro curta de animação e foi atrás de editais culturais para financiar o seu projeto e conseguir finalizar a produção.
Assim como aconteceu com o festival internacional de Annecy, Joseph foi logo selecionado para o programa de financiamento: Rumos do Itaú Cultural em 2013. O professor Murilo Scoz acredita que o filme é o resultado de um trabablho coletivo sob o olhar cuidadoso de Joseph. “Não foi nenhuma surpresa quando os apoios começaram a aparecer, Joseph sempre conseguiu mobilizar as pessoas certas ao seu redor pra fazer as coisas acontecerem”.

Em 2012 o estudante queria iniciar um polo de animação em stop motion na região de Florianópolis, agora em 2018 ele acredita que isso ainda é um projeto possível e que após as parcerias que foram travadas durante esses anos, isso ficará cada vez mais visível. “Agora é ainda mais possível que antes, tanto por causa das parcerias internacionais quanto as oportunidades que recebemos”.

Produção coletiva


O que iniciou com o apoio de professores do departamento de design cresceu para a atuação no Laboratório Integrado Multimídia (LIM) da Udesc, e com o financiamento pôde alcançarr ainda mais profissionais qualificados.

Desde a época da concepção muita coisa mudou, novas parcerias foram feitas e uma delas foi a impressão 3D dos bonecos no LIM. “Isso possibilitou a nossa parceria com um estúdio de impressão 3D em São Paulo, onde imprimimos todos os rostos do filme com diferentes expressões”, conta Joseph.
Participações em eventos na América Latina fizeram com que o projeto envolvesse pessoas de outros países. Joseph conta que ao participar de um evento internacional de animação em Cochabamba, Bolívia, conheceu várias pessoas interessadas no projeto, o que só fez com que o curta crescesse e se tornasse o que é hoje.

Serviço


O QUE: Mostra Almofada de Penas: arte em stop motion
ONDE: Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC), Centro Integrado de Cultura (CIC) - Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600 – Agronômica, Florianópolis/SC.
QUANDO: Horário de visitação: de  22 de março a 17 de junho de 2018, de terça a domingo das 10 às 21h
QUANTO: Aberto para o público
+ INFORMAÇÕES: Agendamento para grupos e visitas mediadas: (48) 3664.2653 ou agendamentomis@fcc.sc.gov.br

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

Esta reportagem foi apurada e escrita pela estagiária de Jornalismo do setor, Linda Inês Pereira Lima, sob supervisão e edição da jornalista Laís Moser


galeria de downloads
galeria de imagens
  • Almofada de Penas - trailer oficial - Joseph Nys @Plátanos produções
  • Exposição Almofada de Penas - foto por Lucas Bittencourt Muller
  • Exposição MIS - foto Lucas Bittencourt Muller
  • Joseph Nys em abertura da exposição - foto Lucas Bittencourt Muller
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h