Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

08/08/2013-19h00

Curso de Especialização em Arte no Campo realiza aula inaugural

Especialização ministrará aulas do primeiro dos dez módulos até este sábado - Foto: Udesc Ceart

Na noite da última quarta-feira, 7, ocorreu no Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a abertura do curso de Especialização em Arte no Campo, que pretende formar profissionais capacitados para ampliar a inserção da arte na vida dos assentamentos rurais da reforma agrária.

Na ocasião, estiveram presentes Gabriela Mager, diretora-geral da Udesc Ceart; Vicente Concilio, diretor de Extensão do centro; Jovania Muller, orientadora de projetos de assentamento no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); Ernesto Kuhl, da coordenação estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST); Marcia Pompeo, coordenadora da Especialização em Arte no Campo; e alunos e professores participantes do curso.

Durante a abertura, destacou-se a importância da especialização para a integração entre a universidade e os movimentos sociais, além de contribuir para o ensino de Arte no Campo. O curso ocorrerá em dez módulos, sendo parte realizado na Udesc Ceart e parte no assentamento José Maria, em Abelardo Luz, município localizado no Oeste catarinense.

O primeiro módulo será realizado até este sábado, 10, em Florianópolis, com disciplinas que envolvem os fundamentos da educação no Brasil, práticas teatrais na comunidade e criatividade.

Sobre o curso

A Especialização em Arte no Campo é um dos quatro cursos de pós-graduação selecionados para realização em Santa Catarina por meio da Chamada do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) / Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) / Incra nº 26/2012. Os recursos virão do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e do CNPq.

No curso, serão identificadas alternativas para a superação de problemas e para a ampliação das alternativas culturais a fim de contribuir para a qualidade de vida no campo. Outra oportunidade que o curso traz é a integração entre as linguagens artísticas, incluindo professores de quatro diferentes departamentos da Udesc Ceart.

A especialização tem os seguintes eixos norteadores: arte na escola, arte na comunidade, práticas teatrais, práticas musicais e práticas de artes visuais.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: nucleoceart@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8350 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h