Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

21/02/2017-18h10

Curso de empreendedorismo na Udesc com equipe da UC Berkeley será concluído nesta quinta

Curso de modelagem de negócios mobiliza academia e setores público e privado. Fotos: Gustavo Cabral Vaz/Ascom
Será concluído nesta quinta-feira, 23, o curso de modelagem de negócios ministrado desde o final do ano passado na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis, por uma equipe da prestigiada Universidade da Califórnia em Berkeley (UC Berkeley), dos Estados Unidos (EUA).

A fase final de apresentação de resultados pelos participantes começou nesta terça-feira, 21, com encontros a partir das 17h, no Auditório do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).

Além dos alunos do curso, participam das atividades uma equipe da UC Berkeley, professores da Udesc Esag e do Instituto de Educação para Empreendedores, organização que coordena a introdução da metodologia “Lean LauchPad" no Brasil.

Com oito semanas de duração, o curso desenvolvido na Udesc Esag – primeira instituição brasileira a receber o programa da UC Berkeley – incluiu eventos presenciais e a distância desde 5 de dezembro.

As atividades mobilizam cerca de uma centena de pessoas, dentre docentes, acadêmicos, empresários, mentores do setor privado, representantes de organizações e profissionais ligados ao empreendedorismo.

Na Udesc Esag, o programa tem participação de professores do Departamento de Administração Empresarial (DAE), que estão sendo capacitados para trabalhar com a metodologia, e de cerca de 50 estudantes.

Integração

Dentre os empresários participantes, estão representantes de vinte startups que integram o programa Sinapse da Inovação, da Fundação Certi.

No curso, os integrantes atuam em equipes de trabalho, com apoio de graduandos dos três cursos da Udesc Esag – Administração, Administração Pública e Ciências Econômicas – e mentoria de especialistas do ecossistema empreendedor de Santa Catarina.

Um dos participantes é o administrador Jorge Henrique da Silva, da plataforma GoforGood, que integra do Sinapse da Inovação.

Formado pela Udesc Esag em 2013, Jorge – que diz já ter participado de muitos cursos e capacitações em startup e empreendedorismo – afirma que a metodologia Lean Launchpad é realmente única: "Fomos tirados da zona de conforto para conversar com todas as pessoas que tem que nos dizer “sim” para sermos um negócio de verdade. O ritmo alucinante de 20 entrevistas por semana nos faz aprender de forma intensa e o impacto dessa mentalidade no ecossistema é imensurável. E foi especial em dobro por ser uma parceria com instituição onde me formei.”

Metodologia replicável

O curso é realizado na Udesc Esag como um projeto de ensino ligado ao DAE e coordenado pelo professor Reinaldo Coelho, que destaca a oportunidade de docentes da universidade conhecerem uma metodologia considerada de ponta no ensino do empreendedorismo.

Pela UC Berkeley, a equipe inclui três professores – os norte-americanos Andre Marquis e Mark Searle e o brasileiro Flávio Feferman – ligados ao Grupo de Aceleração da Inovação (Inovation Aceleration Group - IAG).

A iniciativa conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), da Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência (Fesag) e de empresas interessadas.

Leia mais:

13/12/2016 - Curso de empreendedorismo na Udesc com UC Berkeley reúne academia e setores público e privado

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Curso de modelagem de negócios mobiliza academia e setores público e privado
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h