Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/12/2017-18h10

Curso de capacitação docente sobre uso de microdados é realizado na Udesc, em Florianópolis

Atividade foi realizada na Udesc Esag. Fotos: Gustavo Vaz/Ascom
Será concluído na noite desta quarta-feira, 6, o curso de capacitação docente “Trabalhando e espacializando os microdados do IBGE”, realizado no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis.

Voltado a servidores, acadêmicos e demais interessados, o curso teve 13 encontros, carga horária de 50 horas e foi ministrado pelo professor Antonio Guarda, vinculado ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A atividade visou apresentar o conceito de microdados e os meios de acessá-los, demonstrando, de forma prática, como trabalhar sua organização para análise com o uso de planilhas de cálculo.

O conteúdo abordado incluiu ainda os objetivos dos Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e uma breve introdução ao programa QGis, com a demostração de ferramentas de consulta e espacialização de informações.

O minicurso integrou projeto de ensino da Direção de Ensino de Graduação da Udesc Esag, vinculado ao Programa de Apoio ao Ensino de Graduação (Prapeg).

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Atividade foi realizada na Udesc Esag
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h