Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

10/07/2018-12h37

Cooperação entre Udesc e Capes/RNP abre caminho para inovação no sistema nacional de pesquisa

 
Professor José Francisco Salm Júnior coordena o trabalho Foto: acervo pessoal
Pesquisadores brasileiros podem contar num futuro próximo com um grande repositório on-line que permita acessar e combinar dados sobre pesquisas de seus colegas em todo o país, tornando mais eficientes tanto a produção de conhecimento nas universidades como a avaliação pelo governo federal da qualidade dos programas de pós-graduação.

Para alcançar esses objetivos, agências federais ligadas à área contrataram um serviço de cooperação acadêmica – um tipo de consultoria que envolve também pesquisa científica – junto à Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).

A equipe da Udesc Esag, liderada pelo professor José Francisco Salm Júnior, já iniciou os trabalhos e tem 10 meses para entregar um relatório técnico à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – fundação ligada ao Ministério da Educação que regula a pós-graduação no país – e à Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

Acesso a informação científica

De acordo com o professor Salm, o trabalho da equipe – integrada também por outros quatro professores pesquisadores e dois doutorandos – ajudará a Capes/RNP a se preparar para a implantação de um sistema CRIS (sigla em inglês para sistema de informação de pesquisa atualizado) para armazenamento e gerenciamento da produção científica.

“Com um sistema CRIS, os pesquisadores vão ter à disposição um grande repositório que lhes permitirá obter informação científica hoje praticamente inacessível, por estar em bases dispersas”, explica o professor Salm Jr. “O sistema também dará mais eficiência à avaliação dos programas de pós-graduação, que coletará informações diretamente das bases”.

Relatório

O relatório técnico a ser entregue pela equipe trará uma avaliação de como a Capes poderá melhorar seus processos e seus fluxos de informação, para torna-los compatíveis com um futuro sistema CRIS. Baseadas nos princípios do lean office, as recomendações devem ajudar a eliminar retrabalho, por exemplo, e ampliar a automatização de procedimentos.

A equipe liderada pelo professor José Salm Júnior, estruturada na Udesc Esag, conta também com o professor Jordan Juliani (do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação da Udesc Faed) e três professores do Departamento de Engenharia do Conhecimento da Ufsc (Roberto Pacheco, José Leomar Todesco e Alexandre Leopoldo), além de dois doutorandos.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
          ©2016-UDESC