Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/10/2015-16h28

Conselho Universitário da Udesc aprova nova estrutura administrativa do Cead por unanimidade

Consuni tomou decisão em sessão realizada nesta terça - Foto: Gustavo Cabral Vaz/Ascom Udesc

O Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), teve seu projeto de reestruturação administrativa aprovado de forma unânime pelo Conselho Universitário (Consuni) na sessão extraordinária realizada na terça-feira, 13. 

Foram feitas 15 mudanças na Resolução nº 020/2010 do Consuni, que passa a dispor sobre o modelo e a estrutura organizacional da educação a distância na universidade, conforme o artigo 278 do Regimento Geral.

"Na minha opinião, essa aprovação por unanimidade é resultado do trabalho do Cead na formação de pedagogos, no ensino, na pesquisa e na extensão, assim como das parcerias com outros centros da universidade", enfatiza o reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa.

Sousa destaca que a nova Política EAD da instituição, aprovada no fim do ano passado, foi usada para embasar vários momentos do debate do Consuni sobre a reestruturação da Udesc Cead.

Entre os pontos modificados da estrutura, está a escolha para diretor-geral, que deixará de ser indicado e começará a ser eleito pelos professores e técnicos do centro, nos moldes do Estatuto e do Regimento Geral da universidade. 

"Espero, ainda neste ano, publicar o edital para a eleição ser realizada no início de 2016", diz o diretor-geral da Udesc Cead, David Daniel e Silva.

A reestruturação permitirá que a unidade possa implantar e expandir cursos EAD de forma plena e adequada nos polos de diferentes regiões catarinenses, apoiando os demais centros da universidade nas ações dessa modalidade.

Atualmente, é oferecida a graduação em Pedagogia, mas outros três cursos (Administração Pública e licenciaturas em Ciências Biológicas e Informática) e a Especialização em Gestão Municipal já foram aprovados pela Udesc e aguardam recursos do Ministério da Educação (MEC).

Referência em Pedagogia

A Udesc iniciou a primeira turma de Pedagogia a Distância em 1999, de maneira pioneira no Brasil, e formou cerca de 15 mil acadêmicos na década passada, sendo 12 mil em Santa Catarina e três mil no Maranhão e no Amapá.

Após a retomada do curso em 2011, as primeiras turmas abertas foram concluídas em julho e agosto deste ano, com mais de 600 pedagogos formados em 20 polos de várias regiões catarinenses.

"Foi pela adesão da Udesc à Universidade Aberta do Brasil, adesão essa construída na gestão do professor Sebastião Melo na Reitoria, que foi possível reabrir o curso de Pedagogia", lembra Sousa. Já de acordo com Silva, "o Cead deve muito da sua existência ao apoio da Reitoria e da UAB".

Segundo o reitor, "no momento, a Udesc está buscando ampliar o modelo de financiamento para não depender apenas da UAB e também está participando ativamente das discussões das novas diretrizes curriculares da educação a distância junto ao Conselho Nacional de Educação, através da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais".

Leia mais:

14/09/2015 - Udesc divulga nota sobre contingenciamento de recursos federais no ensino a distância

22/07/2015 - Formaturas de mais de 600 alunos de Pedagogia a Distância da Udesc iniciam nesta quinta

26/06/2015 - Novos cursos a distância da Udesc aguardam resultado de edital do MEC para abertura de turmas

06/01/2015 - Udesc inicia 2015 com Política de Educação a Distância definida

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: rodrigo.schmitt@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143    
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h