Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

11/07/2017-16h47

Bacharéis em Ciências Econômicas formados pela Udesc vencem Prêmio Catarinense de Economia

Dois bacharéis em Ciências Econômicas formados pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) conquistaram o primeiro e segundo lugares no XIX Prêmio Catarinense de Economia, promovido pelo Conselho Regional de Economia de Santa Catarina (Corecon-SC). O resultado foi divulgado no site do conselho.

Os dois estudos premiados foram desenvolvidos como trabalhos de conclusão de curso (TCC) no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis.

A primeira colocação ficou com João Henrique Cizeski Balestrin, que concluiu sua graduação no segundo semestre de 2015, com o trabalho "Instituições e crescimento econômico: uma análise para países com diferentes graus de desenvolvimento", orientado pela professora Ana Paula Menezes Pereira.

O trabalho de João Balestrin visou avaliar a relação entre ambientes institucionais e menores custos de transação com os níveis do produto per capita de 131 nações. O estudo integrou o projeto de pesquisa "Instituições e inovação: uma análise entre países no período de 2006 a 2013", desenvolvido pelo Grupo de Economia Aplicada (GEA) da Udesc Esag, com participação dos docentes Ana Paula Menezes Pereira e Fernando Pozzobon.

Bolsas de valores

Já a segunda colocação foi para Bruna Hoepers, formada pela Udesc Esag no segundo semestre de 2016, com o trabalho "Análise de cointegração e volatilidade entre os principais índices das bolsas norte-americana e brasileira". Orientado pelo professor Fernando Pozzobon, o estudo também foi premiado, na formatura, como o melhor TCC da turma.

O trabalho de Bruna buscou analisar as relações entre as bolsas de valores americana e brasileira, além de verificar a volatilidade de ambos os mercados. O objetivo era fornecer novos instrumentos de análise comparativa para os investidores, a fim de diminuir as incertezas e maximizar a relação risco-retorno.

Premiação em 10 de agosto

A cerimônia de premiação será realizada em 10 de agosto, em Florianópolis, durante as comemorações da Semana do Economista.

O Prêmio Catarinense de Economia visa incentivar a investigação e produção de trabalhos técnico-científicos ligados às áreas de atuação do profissional economista. A atual edição presta homenagem in memorian ao economista Nelci Moreira de Barros, ex-presidente do Corecon-SC. 

Acesse os trabalhos vencedores:

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunica.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281

* Reportagem escrita pela estagiária de Jornalismo do setor, a acadêmica Ana Carolina Prieto, sob supervisão e edição do jornalista Gustavo Cabral Vaz.
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h