Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

12/05/2017-19h42

Artista colombiana realiza oficina com argila na Udesc e exposição em Florianópolis

 
Artista colombiana Yaneth Ordoñez Salina, em residência artística na Udesc, realizará oficina e exposição em Florianópolis. Foto: Danísio Silva 

O Programa de Extensão Nupeart Pro...Move, coordenado pela professora Rosana Bortolin, oferece nesta próxima quarta feira, 17, no Centro de Artes (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) uma oficina de cerâmica com a artista colombiana Yaneth Ordoñez Salina.

A atividade é gratuita e terá início às 19h na Sala de Cerâmica do Departamento de Artes Visuais (DAV). A artista, que está em residência artística na universidade desde o dia 3 de abril, abordará a técnica da pintura com engobes transferida do gesso para a argila.

Ao todo, serão disponibilizadas 20 para a oficina. A inscrição poderá ser feita no dia do evento, a partir das 18h. Para a participação, é necessário que os participantes estejam munidos com argila, engobe e peras ou recipientes com ponta para aplicação do engobe. Serão emitidos certificados de 3h para quem participar e permanecer até o final da atividade.

Além da oficina, Yaneth também terá outro espaço para discutir e apresentar seu processo artístico em Florianópolis. A exposição "Ráquira sem asas", que será inaugurada em 24 de maio, às 19h, no Espaço Oficina-Galeria Estúdio, em Cacupé, retrata os trabalhos desenvolvidos no Brasil, somado às pesquisas poéticas desenvolvidas na Colômbia.

A temática da exposição já havia sido mostrada pela artista na palestra que ministrou na Udesc, no dia 19 de abril. Na ocasião, comentou sobre as problemáticas de Ráquira, um vilarejo colombiano com grande concentração de ateliês de cerâmica, e que a partir dos anos 60, sofre a influência e a intervenção da produção em massa. Yaneth, contemplada com uma bolsa do Ministério da Cultura da Colômbia em 2015, realizou residência artística no vilarejo e no ano seguinte, após conhecer o processo cerâmico originário daquela comunidade, desdobrou sua poética a partir da experiência sócio cultural vivenciada naquele momento.

Para mais informações sobre os eventos, contate a organização pelo email: barbotinacremosa@ gmail.com.

Serviço:

O QUÊ: Oficina de cerâmica com Yaneth Ordoñez Salina.
QUANDO: 17 de maio, das 19h às 21h30. Inscrições no local a partir das 18h.
ONDE: Ateliê de Cerâmica Udesc, Departamento de Artes Visuais. Av.Madre Benvenuta, 1907, Florianópolis/SC.

O QUÊ: Exposição "Ráquira sem Asas".
QUANDO: 24 de maio, às 19h.
OONDE: Espaço Oficina-Galeria Estúdio. Rua São Brás n42, Cacupé, Florianópolis/SC.

Leia mais:

18/04/2017 - Artista plástica colombiana ministrará palestra na Udesc nesta quarta

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
E-mail: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350

galeria de downloads
galeria de imagens
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h
          ©2016-UDESC