Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

04/04/2018-16h52

Artigo da Udesc aponta benefícios de atividades de basquete para jovens atletas

Pesquisadores analisam envolvimento esportivo e escolar em programa de extensão - Foto: Jonas Pôrto
Um artigo sobre o programa de extensão Basquetebol Para Todos, produzido com a participação de uma mestranda e de professores do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), foi publicado na edição mais recente da Revista Brasileira de Ciência e Movimento (RBCM), publicação científica de âmbito nacional, vinculada à Universidade Católica de Brasília (UCB).

Com o título "Envolvimento esportivo e escolar: percepções de alunos-atletas do programa Basquetebol Para Todos", o artigo é de autoria da acadêmica Larissa Fernanda Porto Maciel, do Mestrado em Ciências do Movimento Humano da Udesc Cefid. Confira o artigo.

O estudo teve participação dos professores pesquisadores Alexandra Folle e Paulo Xavier de Souza, da Udesc Cefid, Gilberto Vaz, da Universidade Regional de Blumenau (Furb), e William das Neves Salles, da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

No formato de estudo quantitativo e descritivo, o artigo analisa o envolvimento esportivo e escolar sob a perspectiva de alunos-atletas do Programa Basquetebol Para Todos. Foram coletadas informações com 80 participantes, entre 8 e 13 anos, por meio de um questionário.

Benefícios nos estudos

Entre as conclusões, o artigo aponta que o envolvimento esportivo resulta em uma série de benefícios nos estudos, sendo os principais a concentração, o compromisso e a redução do estresse.

O trabalho indica ainda que o envolvimento esportivo, em termos competitivos, não modifica o tempo dedicado aos estudos pelos alunos-atletas investigados, bem como as demandas escolares não alteram a presença nos treinos.

A pesquisa também constatou a predominância da comunicação entre pais e treinadores sobre o desempenho esportivo e escolar dos jovens e do incentivo, por parte de ambos, para que eles se tornem atletas de alto rendimento.

Segundo os pesquisadores, a produção de evidências sobre o tema auxiliará na realização de práticas esportivas articuladas com o desenvolvimento integral da criança, inclusive a escolar, além de disponibilizar informações, para pais e treinadores, sobre o nível de cobrança implementado por eles em relação ao envolvimento esportivo e escolar, na percepção das crianças envolvidas.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail larimaciel10@gmail.com.

Acompanhe as novidades da Udesc pelo Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp e YouTube. Se você é estudante, acesse office.udesc.br para ativar sua conta de e-mail e ter o pacote Office 365 gratuitamente.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Artigo analisa o envolvimento esportivo e escolar sob a perspectiva de alunos-atletas do Programa Basquetebol Para Todos
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h