Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

18/07/2017-18h54

Alunos e professores da Udesc auxiliam na revisão do plano de saneamento básico de Ibirama

 

Prefeito sancionou lei em visita à Udesc - Foto: Divulg.
Acadêmicos e professores de Engenharia Sanitária do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), auxiliaram na revisão do plano de saneamento básico de Ibirama, cuja lei foi sancionada recentemente.

A revisão, que foi sugerida à prefeitura pelo professor Eduardo Bello Rodrigues e pelo diretor-geral da unidade, Carlos Alberto Barth, ocorreu entre julho e dezembro de 2016, com a participação da acadêmica Ana Flávia Costa, do egresso Guilherme Censi e do professor Gean Michel.

O plano busca universalizar o serviço público de saneamento básico, abrangendo as áreas dessa atividade: abastecimento de água potável; esgotamento sanitário; limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos; e drenagem e manejo das águas pluviais.

Além de ter uma equipe técnica para promover sua execução, o documento deve ser revisado a cada quatro anos e prevê metas e ações para as próximas duas décadas.

Durante os trabalhos da Udesc Ibirama, Ana Flávia e Censi visitaram locais como estações de tratamento de água e aterros sanitários, levantaram informações e entrevistaram funcionários da prefeitura e da Casan.

"Pude entender como funciona o planejamento e a consolidação das obras públicas e ver como os órgãos municipais atuam. Aprender um pouco sobre cada uma das áreas de saneamento contribuiu bastante para o meu crescimento profissional", avalia a acadêmica de Engenharia Sanitária.

A lei da revisão do plano foi sancionada pelo prefeito de Ibirama, Adriano Poffo, durante uma visita à sede da Udesc Ibirama em 10 de julho, que contou com a participação de servidores municipais, do diretor-geral Carlos Alberto Barth e de coordenadores e professores do Departamento de Engenharia Sanitária.

Quatro etapas de trabalho

De elaboração e revisão obrigatórias pela Lei Federal nº 11.445/2007 e pela Lei Municipal nº 2.589/2008, o plano de saneamento básico garante a qualidade ambiental da cidade e a manutenção da saúde pública.

Feita pela universidade em parceria com funcionários da Prefeitura de Ibirama, a revisão ocorreu em quatro etapas. Primeiro, o grupo verificou se as informações da primeira versão do plano, elaborado pela empresa Ampla Consultoria e Planejamento e aprovado em 2009, eram compatíveis com a situação atual do município .

Durante o processo, foram realizados diagnósticos socioeconômico ambiental e dos serviços de abastecimento de água, que incluíram a análise de questões como dados populacionais e infraestrutura, situação atual do sistema de abastecimento e áreas com risco de poluição ou contaminação por resíduos sólidos.

Na sequência, as informações foram adaptadas ao modelo de plano da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi). Depois, foram discutidos indicadores de saneamento básico, programas, metas e ações com a equipe técnica da prefeitura para alcançar objetivos e prioridades do plano conforme os recursos disponíves.

Por fim, o plano passou pela aprovação do Conselho Municipal de Saneamento (Comusa), da comunidade e da Câmara Municipal antes de seguir para a sanção do prefeito.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-8006/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h