Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/10/2017-16h00

Alunos e docentes da Udesc participam de encontro regional do campo de públicas em Blumenau

Evento foi organizado por alunos da Udesc Esag. Fotos: Divulgação
Acadêmicos, professores e egressos dos cursos de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participaram do 3º Encontro Regional de Estudantes do Campo de Públicas da Região Sul (Erecap-Sul), que contou com quatro dias de atividades e foi concluído neste domingo, 15, em Blumenau.

O evento foi organizado por estudantes de Administração Pública do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), de Florianópolis, com apoio do Centro Acadêmico Cinco de Julho (Cacij).

Também participaram acadêmicos e docentes do curso de Administração Pública do Centro de Educação Superior da Foz do Itajaí (Cesfi), da Udesc Balneário Camboriú.

Com o tema "Gestão Municipal", o encontro reuniu diversos protagonistas do campo das públicas para debater desafios e soluções relacionados aos municípios, com palestras, debates, oficinas e apresentações de trabalhos acadêmicos.

Debates e palestras

O pró-reitor de Planejamento da Udesc e professor da Esag, Leonardo Secchi, representou o reitor na abertura do evento e participou de dois debates: sobre políticas publicas e sobre o Programa de Residência em Gestão Municipal (PRGM), desenvolvido em parceria com a Fundação Escola de Governo (ENA) e diversas organizações.

Também participaram do debate sobre o PRGM a presidente da Fundação ENA, Júnia Soares, o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC), Sérgio Martins, e residentes que participam do programa.

Outros docentes da Udesc Esag integraram a programação. Paula Chies Schommer e Arlindo Carvalho Rocha participaram do debate com o tema "Accountability, finanças públicas e coprodução em meio à crise" – a mesa contou ainda com o presidente do Observatório Social de São José, Jaime Klein.

E a professora Carolina Andion apresentou o Observatório de Inovação Social de Florianópolis (Obisf), lançado no final de setembro por pesquisadores do centro de ensino ligados ao Núcleo de Inovações Sociais na Esfera Pública (Nisp) e ao Grupo Strategos.

Também estiveram presentes ao evento o diretor-geral da Udesc Esag, Arnaldo José de Lima, e a coordenadora do curso de Administração Pública, Ivoneti da Silva Ramos, entre outros diretores e gestores do centro de ensino.

Entre as autoridades participantes esteve o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, que ministrou a palestra de abertura.

O evento contou ainda com a edição inaugural do Prêmio Cinco de Julho, criado para estimular a produção e o compartilhamento de conhecimento sobre a área, que abordou o tema “Alternativas para o controle social, econômico e político na gestão municipal”.

Acesse a página do evento no Facebook.

O 5º Erecap, em 2018, será realizado em Matinhos, pelos acadêmicos do curso de Administração Pública da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Leia mais:

22/09/2017 - Evento na Udesc marca lançamento do Observatório de Inovação Social de Florianópolis

21/08/2017 - Prêmio sobre controle da gestão municipal aceita inscrições de trabalhos até 20 de setembro

08/05/2017 - Lançamento de encontro regional de estudantes do Campo de Públicas é realizado na Udesc

04/04/2017 - Programa pioneiro de residência em gestão pública criado pela Udesc e parceiros inicia atividades

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Professores e alunos da Udesc Esag no evento
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
  • Imagem 11
  • Imagem 12
  • Imagem 13
  • Imagem 14
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h