Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

13/12/2017-15h55

Alunos de programa da Udesc desenvolvem projetos de empreendedorismo social e de negócios

Iniciativas mobilizaram alunos do programa Esag Sênior. Fotos: Divulgação
Estudantes da 16ª turma do programa de extensão Esag Sênior, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizaram no segundo semestre deste ano cinco projetos relacionados à área de empreendedorismo social e de negócios, desenvolvidos no escopo da disciplina de Projetos, ministrada pelo professor Marcos Oliveira.

Promovidos em equipes, os projetos tiveram objetivos diversos (veja descrição abaixo), como revitalizar a biblioteca de uma organização que atende crianças, avaliar a implantação do controle de acesso no Campus I da Udesc e desenvolver ações de educação ambiental, de educação financeira e sobre o programa Microempreendedor Individual (MEI) para alunos da rede pública de ensino ou do próprio Esag Sênior.

Ofertado no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), em Florianópolis, o Esag Sênior oferece formação complementar em Administração para maiores de 45 anos.

A cerimônia de formatura da 16ª turma foi realizada na última sexta-feira, 8, mesmo dia em que encerraram as inscrições para a 17ª turma, que inicia atividades em março de 2018.

Saiba mais sobre o programa pelo blog http://esagsr.blogspot.com.br, pelo e-mail esagsr@gmail.com ou pelo telefone (48) 3664-8226.

Projetos da Esag Sênior 2017

Projeto Bem Me Quer
Equipe
: Denise Maria Maio, Elisete Brüggemann, Ieda da Silva Luz, Inézia Edi Antunes, Luciana de Medeiros, Maristela Andrade Magalhães, Rosana Aparecida da Silva.
Objetivo: revitalizar o espaço físico da biblioteca da Ações Amigos Solidários (Asas). Localizada em Canasvieiras, a organização desenvolve projetos socioeducativos para cerca de 70 jovens de 6 a 15 anos, no contra turno escolar. A ação foi realizada ao longo de novembro, com pintura de estantes e paredes, levantamento e organização do acervo, arrecadação de novos livros por meio de uma campanha de doação, organização das obras por faixa etária, criação de livro de registro e empréstimo para melhor controle. A inauguração ocorreu em 5 de dezembro e incluiu um lanche especial e contação de histórias para as crianças.

Projeto Aflora Udesc
Equipe:
Eliane Marques, Eliete M. Idalêncio, Gilberto Santos de Paula Couto, João Carlos Teixeira Mello, Jocelin Antunes Correa Junior, Katia Regina dos Anjos, Rogério Moraes.
Objetivo: apresentar propostas de controle de acesso de pessoas (via catraca biométrica) e veículos (cancelas automáticas) no Campus I da Udesc, no Bairro Itacorubi, comparando custos, tempo de implantação e tecnologia agregada.

Projeto Eu e Meu Negócio
Equipe:
Antônio Carlos Santos de Matos, Berenice da Silva, César Barreto, Gilberto Raul Marengo da Costa, Maria da Conceição Gomes da Rocha e Paulo César Roncatti.
Objetivo: realizar uma aula sobre o programa Microempreendedor Individual (MEI), ministrada para os próprios alunos da Esag Sênior, visando estimular o interesse pelo assunto, devido ao aumento da informalidade na economia nacional. O projeto visou fornecer esclarecimentos sobre é um MEI e como se dá sua formalização, a partir de um case prático: o da Mini-Indústria de Pão de Ló. 

Projeto Fazendo a Diferença
Equipe:
Heverton Nunes, Lizandra Rosa, Ângela Ziw, Renata Vaz Lucena, Alexandre Santiago.
Objetivo: realizar uma aula sobre educação ambiental para crianças da rede pública de ensino. A ação foi realizada na Escola de Educação Básica Januária Teixeira da Rocha, no Bairro Campeche, para os alunos do 3º ano do ensino fundamental. As atividades incluíram palestra, música e trabalho em grupo, com apresentação dos princípios básicos sobre separação, descarte e reutilização do lixo produzido. A aula teve ainda uma experiência prática de coleta e seleção de lixo.

Projeto Eu e Meu Dinheiro
Equipe:
Sônia de Souza Reis, Aurora Delia Valderrama, Andrea Simoni, Betina Laporta, Neri Ferreira e Rute Vieira.
Objetivo: realizar uma aula sobre educação financeira para crianças da rede pública de ensino. A ação foi realizada na Escola Estadual de Educação Básica Leonor de Barros, no Bairro Itacorubi, com foco na conscientização sobre a importância do autocontrole diante do estímulo ao consumo irresponsável ou inconsciente. As crianças foram sensibilizadas sobre a necessidade de poupar para poder realizar sonhos e reagir às emergências de qualquer espécie. A iniciativa incluiu uma atividade prática com as crianças e a distribuição de cofrinhos.

Leia mais:

11/12/2017 - Cerimônia de formatura na Udesc marca despedida da 16ª turma do programa de extensão Esag Sênior

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunicacao.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Iniciativas mobilizaram alunos do programa Esag Sênior
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h