Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

16/10/2017-14h53

Alunos de Educação Física da Udesc conhecem metodologia de skate em aula com egresso

Acadêmicos visitaram escola em São José - Foto: Div.
Um grupo de 18 alunos do Bacharelado em Educação Física do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participou de uma aula de skate em uma escola especializada no Bairro Kobrasol, em São José.

O skatista Ricardo Leonardo, que é formado em Educação Física pela Udesc Cefid, fez uma contextualização teórica e prática da metodologia de ensino do skate que elaborou durante a graduação com base em outros esportes.

Os alunos aprenderam aspectos pedagógicos sobre, por exemplo, familiarização com o skate, posicionamento correto do corpo, equilíbrio e deslocamento.

A atividade, realizada no início de outubro, integra a disciplina de Tópicos Especiais em Esportes de Aventura e da Natureza, ministrada pelo professor colaborador Diego Grasel Barbosa.

Prática segura

Ao longo da oficina, Ricardo Leonardo ressaltou que as disciplinas do curso de Educação Física auxiliaram na construção da metodologia e repercutiram positivamente para a aprendizagem e a prática segura do skate, desde a iniciação até o treinamento e o aperfeiçoamento técnico avançado.

Os acadêmicos também complementaram os conhecimentos adquiridos nas aulas da disciplina com um enfoque pedagógico e sistematizado do ensino do skate. Diego Barbosa destacou a necessidade de se ter um "olhar mais da área da Educação Física para esse esporte".

"Foi importante para os alunos conhecerem um esporte que é muito praticado pelas pessoas, mas não é tão abordado no curso de graduação. Precisamos ter profissionais preocupados em ensinar a metodologia do skate", afirma o docente da Udesc Cefid.  

Na disciplina da universidade, que é ensinada na oitava fase, os alunos aprendem classificações, conceitos e elementos característicos aos esportes de aventura e na natureza, diferenças e particularidades em relação aos esportes tradicionais e conceitos de sustentabilidade e educação ambiental.

Brasil é destaque na modalidade 

O Brasil tem três entre os dez melhores skatistas do mundo, de acordo com o ranking do The Boardr, que classifica os atletas com base nas performances em competições. O gaúcho Luan Oliveira ocupa a segunda posição, enquanto o catarinense Pedro Barros, de Florianópolis, está em quarto lugar e o paulista Kelvin Hoefler vem na sexta posição.

Segundo uma pesquisa encomendada pela Confederação Brasileira de Skate (CBSK) ao Instituto Datafolha, 8,5 milhões de brasileiros praticavam o esporte em 2015. Criado na Califórnia, nos Estados Unidos, por volta dos anos 50, o skate será uma modalidade olímpica a partir de 2020, nos Jogos de Tóquio.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h