Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

28/11/2016-13h57

Alunos de Ciências Econômicas participam de minicurso de programação na Udesc em Florianópolis

Segunda edição do minicurso teve três encontros ao longo de novembro. Fotos: Divulgação
Cerca de 20 estudantes de Ciências Econômicas participaram este mês da segunda edição do minicurso "Introdução ao R usando o RStudio", realizado no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis.

Os três encontros foram ministrados pela acadêmica Aishameriane Schmidt, bacharela em Estatística pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que atualmente cursa Ciências Econômicas na Udesc Esag.

A atividade abordou a linguagem de programação R, voltada para computação estatística, e o uso do RStudio, ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) gratuito utilizado para trabalhar com ela.

O conteúdo programático incluiu a introdução ao R e ao R Studio (instalação, operações aritméticas e booleanas, operações matriciais, estruturas de loop, funções), manipulação de dados (estruturas, concatenação, manipulação de subconjuntos, leitura e escrita de dados externos, gráficos e tabelas de contingência) e introdução à análise de dados usando funções de estatística e econometria.

Segundo Aishameriane, o minicurso buscou oferecer aos participantes a oportunidade de ter um primeiro contato com a linguagem R e vencer a barreira inicial que usualmente existe para iniciar a programar.

A primeira edição da atividade foi oferecida em junho.

Os minicursos integraram as atividades do Projeto de Ensino Aprimoramento do Capital Humano Discente e foi promovido pelo Departamento de Ciências Econômicas (DCE).

Leia mais:

06/06/2016 - Acadêmicos de Ciências Sociais participam de minicurso de programação na Udesc em Florianópolis

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunica-esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281 

 
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Segunda edição do curso teve três encontros em novembro.
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h