Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

06/12/2017-17h50

Alunos de Administração Pública da Udesc realizam ações de revitalização em dois locais da Capital

Calouros da Udesc Esag revitalizaram instalações do Cetas e no campus da Udesc. Fotos: Divulgação
Cerca de 75 estudantes de Administração Pública da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) participaram neste semestre de dois projetos sociais, com o objetivo de revitalizar espaços em dois locais de Florianópolis: o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), no Bairro Rio Vermelho, e o próprio campus universitário, no Bairro Itacorubi.

Concluídas na semana passada, as duas iniciativas mobilizaram duas turmas de calouros, dos períodos matutino e noturno, e integraram a disciplina de Administração Pública e Sociedade, ministrada pela professora Emiliana Debetir de Oliveira no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).

Animais silvestres

A turma da manhã optou por revitalizar o Cetas, que funciona por meio de uma parceria entre três instituições: a R3 Animal, organização da sociedade civil que visa resgatar, reabilitar e reintroduzir animais silvestres ao seu habitat, a Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) e a Polícia Militar Ambiental.

Em ação realizada em 28 de novembro, os acadêmicos revitalizaram o ambulatório e a parte externa dos recintos usados para acolher os animais resgatados.

A ação deu continuidade a uma parceria iniciada com a R3 Animal em 2016, quando outra turma de calouros atuou na revitalização dos recintos da trilha educativa localizada no Parque Estadual do Rio Vermelho.

Aflora Udesc

Já os acadêmicos do período noturno apoiaram o Projeto Aflora Udesc, desenvolvido desde 2014 por alunos do programa de extensão Esag Sênior, e que tem como objetivo geral fomentar a educação ambiental, por intermédio da valorização da flora e da fauna existentes no campus universitário do Bairro Itacorubi.

Realizada no último sábado, 2, a ação incluiu a pintura de cerca de 60 placas indicativas de espécies, de dois painéis e da pérgola localizada no entorno da Esag.

Os estudantes captaram recursos para os dois projetos com a realização de pedágios solidários e de ações entre amigos ao longo do semestre.

A prestação de contas das duas iniciativas e as fotos das ações estão disponíveis em suas páginas no Facebook: Segundo a professora Emiliana, as atividades visaram estimular os estudantes a aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na disciplina sobre as funções da administração, perfis de liderança e trabalho em equipe.

Projetos sociais

Desde 2014, os calouros de Administração Pública da Esag participam de iniciativas com fins sociais, usando uma adaptação da metodologia desenvolvida no centro de ensino pelo professor Leandro Schmitz.

Conforme explica a professora Emiliana, "as ações têm escopo diversificado, com foco na coprodução do bem público, entre a academia e organizações da sociedade civil, bem como a execução direta do trabalho pelos próprios alunos".

Leia mais:

22/11/2016 - Alunos da Udesc fazem ação em unidade para recuperação de animais silvestres em Florianópolis

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
E-mail: comunica.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Calouros da Udesc Esag revitalizaram instalações do Cetas e no campus da Udesc
  • Imagem 1
  • Imagem 2
  • Imagem 3
  • Imagem 4
  • Imagem 5
  • Imagem 6
  • Imagem 7
  • Imagem 8
  • Imagem 9
  • Imagem 10
  • Imagem 11
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h