Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

24/11/2016-16h46

Alunas da Udesc são selecionadas para participar de prêmio sobre moda inclusiva

Croquis representando as peças infantis da aluna Lemane Pereira. Imagem: Divulgação
Para muitos, vestir-se diariamente não é uma tarefa fácil. A partir dessa necessidade surgiu o Prêmio Brasil Sul de Moda Inclusiva - evento que realiza sua quarta edição este mês, em Florianópolis. Marcado para sexta-feira, 25, às 19h, no Centro Sul, localizado no Centro da Capital, o evento tem entrada franca.

Incluir, valorizar pessoas com deficiência e aproximá-las da indústria de moda é a proposta do evento, que busca premiar e reconhecer projetos voltados para pessoas com deficiência. Nesta edição as estudantes Lemane Pereira e Marina de Lara Bertollo, do curso de Moda do Centro de Artes (Ceart), da Universidade do Estado de Santa catarina (Udesc), ficaram entre as finalistas.

Serão 60 modelos com deficiência para desfilarem roupas de coleções criadas por 20 estudantes de Moda do Sul do país. Os alunos apresentam três looks, que podem ser destinados para os públicos feminino, masculino e infantil.

Lemane conta que a ideia de participar do prêmio surgiu quando sua mãe lhe fez uma peça de crochê texturizada. A partir daí, a estudante idealizou sua coleção toda de crochê com cores neons, para crianças com deficiência visual e outras necessidades.

Todas as roupas são adapatadas com botões de pressão, para incentivar a independência individual. Em parceria com uma empresa catarinense, a estudante recebeu doação de linhas para a produção das peças.

A premiação

No dia do evento, um corpo de jurados (profissionais e convidados) elege os cinco melhores trabalhos, sendo que a premiação para o primeiro lugar será uma semana de estágio em umaempresa têxtil localizada em Brusque, município catarinense. Outra seleção realizada pelos jurados será a escolha, dentre o grupo de modelos cadeirantes, de três ganhadores para receber duas cadeiras de rodas motorizadas, uma para a categoria adulto e outra para a infantil, e uma cadeiras de rodas para praia.

Este ano a ex-ginasta Daiane dos Santos marca presença no evento. Outra atração do prêmio será a apresentação do grupo Dança Ballet infantil, formado por crianças ouvintes de 6 a 10 anos e coordenado pela professora Julia Cris. A coreografia escolhida é "Aguarela em Ballet com Libras" baseada no método do grande artista e dançarino Antoine Hunter, surdo norte-americano, onde se une a dança com a linguagem brasileira de sinais.

Serviço:

O QUÊ: Prêmio Brasil Sul de Moda Inclusiva
QUANDO: 25 de novembro, às 19h.
ONDE: Centro Sul, Av. Gov. Gustavo Richard, 850 - Centro, Florianópolis - SC.
QUANTO: Entrada gratuita.
INFORMAÇÕES: e-mail: scmodainclusiva@gmail.com ou pelos telefones: 48 8443-5853 e 9992-9209.

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart
Email: comunicacao.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8350
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h