Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

20/11/2017-15h45

Aluna da Udesc é premiada com apresentação de estudo sobre neopilates para pessoas amputadas

Aluna do Bacharelado em Educação Física, Lenise Silva de  Souza conquistou terceiro lugar - Foto: Divulgação
A acadêmica Lenise Silva de Souza, do Bacharelado em Educação Física do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), conquistou o terceiro lugar em apresentação oral no 4º Congresso Brasileiro de Neopilates, realizado no começo do mês, em Florianópolis.

O trabalho descreve exercícios de neopilates que foram adaptados a pessoas que sofreram amputação e participam da Escola de Marcha, na Clínica Escola de Fisioterapia da Udesc Cefid, onde Lenise é voluntária.

Tiveram participação no estudo os acadêmicos do Bacharelado em Educação Física João Guilherme Fonseca de Melo e da Fisioterapia Letícia de Souza Peixoto e Tayla Siqueira Ruy, o mestrando em Fisioterapia Ruy Luiz Lorenzetti Branco e as professoras Kadine Priscila Bender dos Santos e Gesilani Júlia da Silva Honório.

Com o título "Adaptação do neopilates para reabilitação de pessoas amputadas de membros inferiores: um relato de experiência", o trabalho foi orientado pela professora Soraia Tonon da Luz.

Lenise conta que está sendo muito gratificante trabalhar com esse público e que o estudo é fruto do trabalho multidisciplinar integrado da equipe do programa de extensão Reabilitar e Integrar, coordenado pela professora Soraia, do qual a Escola de Marcha é parte.

"A equipe é muito unida e engajada e trabalha para melhorar a vida dessa população, tão pouco assistida, mas com grande potencial. As pessoas amputadas apenas possuem novas limitações e nossa missão é ajudá-los a lidar com elas, minimizando suas dificuldades e medos", diz.

O 4º Congresso Brasileiro de Neopilates teve a participação de quase 300 pessoas, entre profissionais e estudantes da área da saúde, com formação em neopilates. O objetivo foi trocar experiências e aprimorar a formação dos participantes do evento por meio de workshops.

Técnica facilita execução e adesão

O neopilates, explica Lenise, é um método de exercícios físicos em suspensão que une práticas como circo, treinamento funcional e pilates, desenvolvido pela fisioterapeuta catarinense Amanda Braz.

A acadêmica trabalhou com os participantes da Escola de Marcha exercícios para alinhamento, amplitude de movimento na flexão e extensão e hiperextensão do quadril, além do fortalecimento do centro de força e do controle e do equilíbrio postural durante a marcha.

De acordo com os resultados, a suspensão pelos tecidos do neopilates e a maior liberdade nos graus de movimentos facilitaram a realização dos exercícios pelas pessoas amputadas, e a proposta lúdica resultou em maior adesão ao método.

Os exercícios auxiliam na integralização dos movimentos e são adaptáveis às pessoas amputadas quando acompanhados permanentemente por profissionais da Educação Física ou da Fisioterapia com formação em neopilates.

"Os profissionais devem estar atentos às condições físicas e psicológicas da pessoa amputada, transmitindo segurança e confiança na execução dos exercícios propostos e visando incremento na autonomia e na qualidade de vida", destaca Lenise.

Continuidade do estudo para TCC

Bolsista voluntária há dois anos do Reabilitar e Integrar, Lenise ficou sabendo do programa pelo colega João Guilherme, que também colaborou com o estudo.

A estudante tem formação em neopilates e pensou que as técnicas poderiam auxiliar na reabilitação de pessoas que fizeram amputação e são atendidas na escola de marcha.

"Desde então, venho desenvolvendo esse estudo e acredito que poderá ser tema do meu trabalho de conclusão de curso e de outros artigos, pois trata-se de um trabalho pioneiro", afirma.

Mais informações podem ser obtidas com o Reabilitar e Integrar, da Udesc Cefid, pelo e-mail biomecanica.cefid@udesc.br e pelos telefones (48) 3664-8670 e (48) 3664-8653.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Imagem 1
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h