Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

23/11/2016-17h58

Ações apoiadas pela Udesc para qualificar a gestão pública são lançadas na Alesc

Instituições parcerias assinaram convênio. Foto: Solon Soares/Agência AL
Foi lançada nesta quarta-feira, 23, o Projeto Qualifica Mandato de Excelência, segunda etapa do programa de qualificação de candidatos e eleitos promovido em parceria pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e por diversas instituições.

A assinatura do convênio para o projeto ocorreu no Plenário da Assembleia Legislativa (Alesc), em Florianópolis, com a presença de representantes das entidades envolvidas.

Pela Udesc, estiveram presentes o reitor em exercício, Leandro Zvirtes, e o pró-reitor de Planejamento, Leonardo Secchi.

Secchi destacou que, com o projeto, Santa Catarina sai novamente na frente dos demais estados: "SC dá exemplo na qualidade de vida, na alfabetização e em tantas outras áreas. Está na hora de assumirmos o protagonismo nessa área e darmos exemplo ao Brasil".

O presidente do TRE-SC, desembargador Cesar Ruiz Abreu, afirmou na solenidade que a Justiça Eleitoral entende que suas responsabilidades não se encerram com a proclamação do resultado das eleições. "Temos que contribuir na valorização dos mandatos daqueles que foram eleitos pelo povo catarinense", resumiu.

O presidente da Alesc, deputado Gelson Merisio, declarou que a iniciativa "é um alento e um incentivo para melhorar a gestão pública e vislumbrar uma participação maior de novos quadros na política".

O Projeto Qualifica Mandato de Excelência visa promover ações de qualificação de entes públicos, aprimorar a gestão municipal, prevenir irregularidades e desenvolver uma visão ampla e integrada da administração, favorecendo a reflexão e o debate sobre a ética pública, a transparência, a eficiência e a responsabilidade dos gestores e legisladores municipais.

A iniciativa é dividida em três eixos: qualificação, boas práticas e excelência na gestão pública.

Residência em Gestão Municipal

Uma das ações inclui o Programa Residência em Gestão Municipal, elaborado pela Fundação Escola de Governo (ENA) e pela Udesc, por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).

O programa visa qualificar a administração pública municipal, alocando equipes de até quatro especialistas em gestão para atuar nas prefeituras, no planejamento e na execução de projetos estratégicos para os municípios.

Os residentes selecionados participarão de um curso de aperfeiçoamento em Gestão Pública na Fundação ENA e receberão mentoria de professores de Administração Pública da Udesc.

O prazo para prefeitos eleitos de municípios catarinenses aderirem ao programa foi prorrogado até 8 de dezembro - mais informações podem ser obtidas pelo site www.enabrasil.sc.gov.br e pelo e-mail prgm@enabrasil.sc.gov.br.

Etapa anterior

A primeira fase do Programa de Qualificação de Candidatos e Eleitos ocorreu em agosto e setembro deste ano, com a disponibilização de um curso a distância para candidatos a vereador.

Disponível na internet, o curso consiste em 11 videoaulas, gravadas por professores de Administração Pública da Udesc Esag, em parceria com a Assessoria de Comunicação do TRE-SC.

Leia mais:

17/11/2016 - Prefeitos aderem a programa de residência em gestão municipal promovido pela Udesc e Fundação ENA

01/09/2016 - Programa de qualificação política da Udesc e do TRE-SC inicia com curso para candidatos a vereador

24/08/2016 - Udesc assina convênio com TRE-SC para ações de capacitação dos candidatos das Eleições 2016

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag*
E-mail: comunica.esag@udesc.br
Fone: (48) 3664-8281  

* Com informações da Agência de Comunicação da Alesc
galeria de downloads
galeria de imagens
  • Instituições parcerias assinaram convênio
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h