Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/09/2016-12h12

Acadêmicos e egressos participam de seis empresas na incubadora da Udesc Ibirama

A incubadora Agência de Desenvolvimento Empresarial da Região de Ibirama (Aderi), mantida pelo Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), tem atualmente cinco empresas e uma em formação, todas com a participação de alunos e egressos dos cursos oferecidos pela unidade de ensino.

Uma das empresas incubadas desenvolve projeto de monitoramento de postagens, que procura encontrar problemas nas entregas dos Correios e solicita indenização, enquanto outra produz projetos e desenvolvimento de sites e aplicativos móveis.

Há também uma empresa que desenvolve tecnologias visando baixo custo e alto desempenho para tratamento de água industrial e residencial e produz ainda métodos de gestão de resíduos sólidos de maneira sustentável para reaproveitamento.

As outras atuam no setor de saneamento ambiental de organizações públicas e privadas, na área da contabilidade pública e em produção de softwares. As empresas que já passaram pela agência atuam nas áreas têxtil, de recursos humanos, de propaganda visual e de consultoria em custos.

Inovação

Criada em 2009, a agência objetiva estimular a criação, a implantação e a consolidação de companhias inovadoras e é presidida pelo diretor-geral da Udesc Ibirama, Carlos Alberto Barth.

Inaugurada pelo ex-governador Luiz Henrique da Silveira, a Aderi funciona atualmente na Rua Getúlio Vargas, em um prédio alugado que fica próximo à Udesc Ibirama e também abriga os laboratórios do curso de Engenharia Sanitária.

A agência começou a ganhar corpo em 2011, quando iniciou o projeto de extensão Desenvolvendo Talentos, coordenado pelo diretor de Extensão da Udesc Ibirama, Jaison Savegnani, e abrange os nove municípios da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama. 

De acordo com o gerente-operacional da Aderi, professor Sérgio Marian, o ingresso na incubadora é feito por meio de edital aberto, que seleciona as empresas ao analisar a viabilidade técnica e econômica gerada a partir da identificação de oportunidades que atendam as necessidades da ADR de Ibirama.

Segundo ele, a incubadora objetiva amparar o empreendedor e seu negócio, apoiando e estimulando pessoas com espírito empreendedor na transformação das suas ideias em empresas inovadoras.

Além da ADR de Ibirama, a Aderi tem, como parceiros, a prefeitura, a Associação Comercial e Industrial de Ibirama (Aciibi) e o Sindicato das Indústrias da Construção e Mobiliário de Ibirama.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefone: (48) 3664-7935
galeria de downloads
galeria de imagens
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h