Please enable JavaScript to view the page content.
Logo da Universidade do Estado de Santa Catarina

Notícia

19/03/2015-10h00

Ação da Udesc Oeste aumentará número de famílias rurais que receberão assistência em enfermagem

Uma das ações do programa de extensão Promoção da Saúde de Comunidades Rurais no Oeste de SC, do Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), aumentará de duas para cinco o número de famílias rurais que passarão a receber assistência em enfermagem. 

Segundo a coordenadora do programa, professora Bernadette Kreutz Erdtmann, as novas famílias beneficiadas pelo programa em Palmitos têm idosos com câncer e, por isso, necessitam de cuidados especiais. "Vamos começar a ajudar essas famílias a partir de abril, com auxílio de alunos bolsistas", diz Bernadete.

A docente conta que as famílias atendidas pelo programa de extensão da Udesc Oeste recebem assistência como proteção à integridade física dos acamados ou com limitação de mobilidade.

A iniciativa também realiza curativos, faz a troca de sondas e avalia os cuidados recebidos, além de orientar as famílias sobre higiene e conforto do paciente, acompanhar o tratamento e ajudar na organização do ambiente para o conforto familiar.

O programa está dividido em três ações e parte delas está sendo executada com recursos da Udesc, enquanto a universidade aguarda a liberação de R$ 149 mil do Ministério da Educação (MEC), que aprovou o projeto em julho de 2013.

Outras ações

A segunda ação visa capacitar mulheres agricultoras sobre plantas medicinais para organizar um horto medicinal comunitário em parceria com municípios e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagrii. A coordenação é da professora Kiciosan Bernardi Galli.

Em agosto do ano passado, professores e alunos do curso de Enfermagem da Udesc Oeste se reuniram com representantes da Prefeitura de Cunha Porã e a comunidade para debater a aplicação do projeto sobre capacitação para plantio, armazenamento e uso de chás medicinais e criação de um horto medicinal comunitário.

Essa ação continua sendo debatida com as comunidades do Oeste para definir todo o trabalho a ser executado quando a verba do MEC for liberada. 

A terceira atividade, em Saudades, prevê oficinas de reflexão sobre a promoção da saúde e do cuidado de homens e mulheres que residem na área rural. A coordenação é da professora Lucimara Ferraz e a execução também depende dos recursos do MEC.

Leia mais:

03/12/2014 - Udesc anuncia resultado final do Programa de Apoio à Extensão para ações em 2015

05/06/2014 - Reunião debate projeto da Udesc Oeste para capacitar mulheres na produção de chá medicinal

29/07/2013 - MEC aprova projeto de extensão da Udesc Oeste sobre promoção da saúde em comunidades rurais

08/07/2013 - Udesc obtém mais de R$ 1 milhão em edital de extensão do Ministério da Educação

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143
galeria de downloads
galeria de imagens
notícias relacionadas
 
ENDEREÇO
Av. Madre Benvenuta, 2007
Itacorubi, Florianópolis / SC
CEP: 88.035-901
CONTATO
Telefone: (48) 3664-8000
E-mail: comunicacao@udesc.br
Horário de atendimento: 13h às 19h