A inclusão da gestão integral dos riscos e desastres nos centros educativos propõe à comunidade um novo olhar e prática sobre o seu território em todos os eixos de atuação: prevenção, preparação, mitigação, resposta e recuperação. O envolvimento do setor da educação na disseminação tanto da mudança de cultura, quanto da percepção de riscos nas comunidades é fundamental.
Em todos os níveis a percepção de riscos pode ser grande aliada dos mais diversos conteúdos (em especial de educação ambiental), das práticas e políticas de gestão integral de riscos nos seus espaços, de temas transversais em todos os cursos bem como projetos de pesquisa e extensão com foco na temática. Isolar o tema em disciplinas presenciais ou a distância pode ser feito, porém, haverá perda de oportunidades geradas a partir da integração de diversas situações.
Compreendendo a importância da temática nos centros educativos a Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, UNISOCIESC, Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Regional de Defesa Civil de Joinville, SEPROT Joinville, Secretaria Municipal de Educação, Gerência Regional de Educação do Estado de SC, UFSC, OFDA e IFSC, promovem o I Seminário Catarinense de Educação em RRD que objetiva incentivar a reflexão sobre a cultura de gestão integral de riscos e desastres em centros educativos: básicos, fundamental, médio e superior do território catarinense. Para tanto propõe o debate sobre a realidade e desafios para a inclusão da temática na comunidade escolar, por meio de propostas e medidas que ampliem o foco na percepção de riscos e desastres nos centros educativos e a reflexão sobre a base e o respaldo legal das ações.
Para alcançar o objetivo proposto foram dispostos quatro eixos temáticos:
Apresentações
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22
17 e 18 de outubro de 2019, 8:00 às 18:00.
Teatro Unisociesc - Campus Marqês de Olinda.
R. Gothard Kaesemodel, 833 - Anita Garibaldi, Joinville - SC.